Com Dilma, piorou!
Faltando apenas 16 dias para as eleições, a presidente Dilma, que disputa à reeleição, recebeu, ontem, duas péssimas notícias, que certamente serão exploradas pela oposição na propaganda eleitoral: o aumento do desemprego e o crescimento da desigualdade, principalmente nos bolsões de miséria do Norte e Nordeste.
O Índice de Gini, que mede a distribuição da renda, passou de 0,496 em 2012 para 0,498 em 2013. Embora a variação seja pequena, o índice voltou para o mesmo patamar de 2011, interrompendo uma trajetória de queda desde 2001. O Nordeste apresentou o maior nível de desigualdade na distribuição do rendimento do trabalho (0,523).
No Piauí, foi registrado o pior resultado do país: 0,566. Esse índice é uma medida do grau de concentração de uma distribuição, cujo valor varia de zero (a perfeita igualdade) até um (a desigualdade máxima).
Já a taxa de desemprego teve, em 2013, o seu primeiro aumento desde 2009, de acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Do total da população ativa, 6,5% estavam desempregados no ano passado, segundo a versão mais recente da Pnad, que é anual e foi divulgada hoje. Em 2012, a taxa era de 6,1%.
No Brasil, a taxa de desocupação passou de 7,1% em 2008 para 8,3% em 2009, segundo a Pnad. Isso mostra que o Governo Dilma não conseguiu manter o mesmo ritmo de geração de postos de trabalho na era Lula.
Faz lembrar o ex-governador Eduardo Campos, que dizia em suas pregações quando tratava de economia: Dilma será a única presidente de um ciclo de quase 20 anos que vai passar o País ao sucessor pior do que recebeu.
Mesmo assim, a propaganda eleitoral da presidente insiste em mostrar o Brasil pinçado pelas cores do irrealismo.
TENSÃO– O ambiente é de muita tensão no comando da campanha da presidente Dilma, relata de Brasília o companheiro Ilimar Franco. Uma cena no debate da CNBB foi eloquente. O candidato Pastor Everaldo (PSC) fez uma pergunta sobre corrupção na Petrobras para Aécio Neves. Ele mal tinha terminado de formular a questão e João Santana, que comanda o marketing petista, corria em direção ao púlpito para pedir direito de resposta.
Pulo de dez– A prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PTB), comemora os avanços na educação em sua gestão. Pela nota do IDEB, o município saiu do 70º para 31º lugar, uma conquista marcante. “A educação em minha gestão é prioridade zero”, diz a gestora trabalhista.
Juventude conectada – No levantamento do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), no qual mais da metade dos brasileiros já acessa à internet, um dado chamou atenção: 76% dos jovens, entre 15 e 17 anos, usam frequentemente a web, o que caminha para uma grande revolução no conceito de acesso à informação.
Avanço online– O Brasil ganhou 2,5 milhões de internautas (2,9%) entre 2012 e 2013, totalizando aproximadamente 86,7 milhões de usuários de internet com 10 anos ou mais. As mulheres são 51,9% do total. A taxa de crescimento, no entanto, é a menor registrada pela Pnad: entre 2011 e 2012, ela foi de 6,9%; entre 2009 e 2011, 14,8%; e de 2008 para 2009, 21,6%.
Reação do PT – O PT pediu investigação sobre a autoria de pichações que apontam a legenda como responsável pela queda do avião que matou o ex-governador Eduardo Campos, informa a presidente da legenda, Teresa Leitão. A frase 'O PT matou Eduardo Campos' aparece em diversos muros da capital e nas cidades de Escada, Palmares, Paulista, Moreno e Vitória de Santo Antão.
CURTAS
AGRESSÃO– Mais uma trapalhada do ex-ministro Ciro Gomes, agora secretário de Saúde do Ceará: deu um soco ontem no professor Fernando Roberto, em Iguatu, após uma discussão tão logo entregou à população uma escola naquele município, a 380 km de Fortaleza.
MARINA– Um dos coordenadores da campanha de Marina em Pernambuco, o ex-deputado Roberto Leandro, não confirma ainda a presença da candidata socialista no Estado na próxima terça-feira. Dependendo da sua agenda, ela virá para dois atos, em Caruaru e Petrolina.
Perguntar não ofende: O guia eleitoral vai pegar fogo nas duas próximas semanas?
'Provérbios de Salomão: O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe'. (Provérbios 10-1)
| |
Escrito por Magno Martins, |
19 de set. de 2014
O povo do Nordeste tem que despertar pela verdadeira realidade. Com Dilma, piorou!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário