Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Os arranhões que estas eleições vão deixar. As reações que só Tasso provoca em Cid

5 de out. de 2014

Os arranhões que estas eleições vão deixar. As reações que só Tasso provoca em Cid

Assim como todas as administrações públicas Brasil e mundo afora, dia sim, dia não o Governo do Estado do Ceará é alvo de críticas. Seja de opositores, seja da imprensa, seja da própria população. Mas em nenhum outro momento o governador Cid Gomes (Pros) reage com tanta ênfase do que quando os questionamentos à sua gestão partem do ex-governador e ex-aliado Tasso Jereissati (PSDB). Aquele que Cid já considerou como “maior político cearense vivo”. Posição que mereceu retribuição do tucano: “O governador Cid é bem intencionado, capacitado para a vida pública”. A frase foi dita poucos meses antes do rompimento entre os dois, em 2010. A primeira vez que o governador não se conteve diante das provocações de Tasso foi em novembro do ano passado. Uma resposta às inserções do PSDB do Ceará, veiculadas na TV, que tinham o ex-senador tucano como protagonista. Nelas, Tasso falava em “promessas não cumpridas” e declarou que “o Ceará merece respeito”. Cid não deixou por menos. Comprou briga com o tucano e lançou um desafio, via Facebook, para ver qual dos dois fez mais pelo Ceará. Tasso ignorou: “Desde que eu tinha 10 anos que eu não faço desafio. Não tem a menor importância”.
O confronto seguinte se deu em maio deste ano, também motivado por uma propaganda do PSDB do Ceará. Nela, o partido vinculou a era Tasso à vida – devido à redução da mortalidade infantil no período -, e o governo Cid à morte, por conta do aumento nos índices de homicídio. O atual chefe do Executivo escreveu então um artigo defendendo suas ações na área de Segurança Pública, publicado na íntegra no O POVO. Nele, afirmou que estava havendo um “uso eleitoreiro” do tema e reclamou da “divulgação de mentiras que, repetidas à exaustão, ganham ares de verdade”.
O mais recente embate voltou a ter as redes sociais como arena. Bastou Tasso afirmar que a Segurança no Estado está “desmantelada” para, no outro dia, Cid anunciar pelo Facebook que responderia às “críticas ranzinzas” que recebeu do ex-amigo. Os argumentos foram os mesmos utilizados em outras ocasiões, quando a temática da violência também veio à tona.
Contudo, o que chama mais atenção é a preocupação de Cid em dar sempre uma explicação imediata quando o personagem a se opor ao seu governo é Tasso Jereissati. A postura pode ter alguma relação com o respeito que Cid sempre nutriu pelo tucano, aliado à força política que ele ainda possui no Estado. O governador parece não admitir que certas críticas venham de alguém que por tanto tempo foi uma inspiração para sua atuação como gestor público. São algumas suposições, claro. Caberia ao próprio Cid explicar comportamento tão diferenciado. Mas o certo é que temos aí uma “briga de cachorro grande”, como se costuma dizer. E entre criador e criatura. Um debate que, pelos personagens envolvidos e dentro de todo esse acirrado clima eleitoral, é interessantíssimo de se observar. Que ele permaneça. Afinal, para o bem e para o mal, os dois são os principais responsáveis pela atual realidade do Ceará.
Ítalo Coriolano

Nenhum comentário:

Postar um comentário