Anderson Pires jornalismo@cearanews7.com.br |
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoverá, a partir desta quinta-feira (20) até sábado (22), audiências públicas para discussão do Estudo de Impacto Ambiental do Projeto Santa Quitéria e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).
As audiências fazem parte do processo de licenciamento ambiental do empreendimento, que consiste na instalação de um complexo minero-industrial dedicado à lavra e ao beneficiamento da jazida Itataia, onde o fosfato se encontra associado ao urânio, no município de Santa Quitéria (CE).
Estarão presentes, para prestar esclarecimentos ao público, técnicos das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e da Galvani – empresas que formam o Consórcio Santa Quitéria –, especialistas em medicina e radiação, segurança e proteção radiológica, meio ambiente e processos industriais. As audiências também terão a presença de representantes dos governos municipais de Santa Quitéria e Itatira e do governo do Ceará, entre outras autoridades.
O Consórcio Santa Quitéria organizou um esquema de transporte para facilitar o acesso dos moradores da zona rural às audiências:
20 de novembro: Santa Quitéria
Local: CFR Academia. Rua Napoleão Camelo, 1.222
Horário: a partir das 19 horas
21 de novembro: Itatira
Local: Escola Municipal Adelídia Magno de Oliveira. Rua José Padre Laurino, s/no
Horário: a partir das 19 horas
22 de novembro: Distrito de Lagoa do Mato / Itatira
Local: Escola Nazaré Guerra. Avenida Nossa Senhora do Carmo, s/no
Horário: a partir das 14 horas
Saiba mais
O Projeto Santa Quitéria consiste na instalação de um complexo industrial dedicado à mineração e beneficiamento de dois minerais - o fosfato e o urânio - que se encontram associados na jazida de Itataia, localizada no município de Santa Quitéria, Ceará.
Serão investidos R$ 850 milhões na implantação do empreendimento que produzirá fertilizante fosfatado para a agricultura, fosfato bicálcico para alimentação animal e concentrado de urânio, destinado à produção de energia nas usinas nucleares brasileiras.
O empreendimento é estratégico para o país, porque vai permitir uma redução de 50% nas importações de fosfatados e quadruplicar a atual capacidade de produção de concentrado de urânio.
O Projeto Santa Quitéria conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, que atuará na implantação de infraestrutura de abastecimento de água, energia elétrica e na capacitação de mão de obra local, entre outras ações.
* Com informações do Portal Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário