Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : ASSEMBLEIA Reajuste de salário dos militares cearenses deve ser adiado para 2016

6 de ago. de 2015

ASSEMBLEIA Reajuste de salário dos militares cearenses deve ser adiado para 2016

Fernando Ribeiro
jornalismo@cearanews7.com.br


Uma das  principais promessas da campanha eleitoral do então candidato a governador do estado, Camilo Santana (PT), parece cada vez mais longe de ser concretizada, o reajuste salarial dos policiais militares de acordo com a média do Nordeste. Enfrentando dificuldades financeiras,o governo do Estado deve adiar esse projeto para o próximo ano, contrariando a afirmação de Camilo de que faria isto ainda em 2015.
Na sessão de ontem (5) da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado estadual Capitão Wagner (PR), principal interlocutor entre a Casa e os agentes da Segurança Pública do Ceará, disse que Camilo Santana havia prometido a implantação do reajuste salarial durante solenidade realizada no Quartel do Comando Geral da PM.
O anúncio do reajuste de vencimentos veio simultaneamente à concretização de outro sonho dos militares cearenses, um novo sistema de promoções na carreira. Quanto ao último, Camilo Santana cumpriu a promessa. Sancionou a Lei das Promoções que deve levar à ascensão funcional cerca de oito mil militares (policiais e bombeiros) até dezembro próximo,
Na tribuna da AL, o capitão Wagner relatou que Camilo pode ter ser “arrependido” de ter feito o anúncio do reajuste salarial sem ter calculado o impacto financeiro nas contas do Estado.  “Ele prometeu isso diante da tropa. Seria para este semestre, depois para até o fim do ano e talvez isto só aconteça em 2016, não sabemos”, afirmou o parlamentar.
Promoções e soldo
Ainda de acordo com Wagner, a repercussão financeira no estado quanto às promoções é quase nenhuma. Segundo ele, o valor do reajuste salarial quando da promoção de praças é quase nenhum, e deu um exemplo. Quando o PM ou bombeiro é promovido de cabo para terceiro sargento, passa a ganhar mais apenas R$ 80,00.
Outras denúncias
O capitão deputado aproveitou a ocasião para fazer outras denúncias. Além de citar os recentes casos de violência sofridos por militares, ele explica que a maior parte da tropa fica anos sem ter treinamentos. Falou sobre o desempenho das tropas “especiais” da PM, como o Batalhão de Choque e o Batalhão Raio, que, por receberem constantes treinamentos, alcançam resultados eficazes no combate ao crime. Citou o caso da atuação do Comando Tático Rural (Cotar), no confronto com bandidos no Município de Quiterianópolis.
E para finalizar, denunciou que o sistema de comunicação das viaturas da PM não vem funcionando. “O sistema era analógico e foi mudado para o digital, que não funciona”, o que deixa os policiais militares em situações de completa vulnerabilidade diante de criminosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário