Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : RESUMO DA SEMANA CONSELHO DE ÉTICA INSTAURA PROCESSO CONTRA CUNHA AINDA ENTRE OS DESTAQUES, ELE DIZ QUE DINHEIRO NO EXTERIOR É FRUTO DE VENDA DE CARNE ENLATADA

7 de nov. de 2015

RESUMO DA SEMANA CONSELHO DE ÉTICA INSTAURA PROCESSO CONTRA CUNHA AINDA ENTRE OS DESTAQUES, ELE DIZ QUE DINHEIRO NO EXTERIOR É FRUTO DE VENDA DE CARNE ENLATADA

Foi uma semana reduzida, por causa do feriado de 2 de novembro. Quem não teve motivo para comemoração foi o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), mergulhado em uma crise política e institucional, acusado de receber US$ 5 milhões em propina. Abaixo, as principais notícias:
O Conselho de Ética da Câmara instaurou processo disciplinar por quebra de decoro contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Foi definido como relator o deputado Fausto Pinato (PRB-SP), evangélico e aliado de Cunha.Eduardo Cunha foi alvo de um "banho" de notas falsas de dólar. Um homem ligado ao movimento "Levante Popular da Juventude", surpreendeu o deputado e jogou as notas sobre ele. 'Receba sua encomenda da Suíça', afirmou o manifestante.
Cunha ventila, entre seus pares, parte de sua defesa. No Conselho de Ética, vai alegar que desconhecia a origem do depósito de 1,3 milhão de francos suíços feitos em 2011 e que o dinheiro que tem fora do País é fruto de venda de carne enlatada para a África.
Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, declarou à Polícia Federal que por meio de sua empresa LFT prestou serviços à Marcondes e Mautoni nos anos de 2014 e 2015 e, por isso, recebeu ‘os valores que foram contratados’. Ele é alvo da Operação Zelotes.
Responsável pela Operação Lava Jato, o juiz Sérgio Moro escreveu que a propina na Petrobras era ‘regra do jogo’. Ele condenou três importantes executivos da empreiteira Mendes Júnior, por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Moro destaca que pagamentos eram realizados até por empresas não cartelizadas.
As pedaladas da presidente Dilma continuam em pauta. Área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) manteve decisão exigindo que o governo corrija as “pedaladas fiscais”. Os pareceres permitem que a equipe econômica entregue, em 30 dias, um cronograma de correção.
No cenário econômico, a inflação da baixa renda chega a 10,67% no acumulado em 12 meses. Alta de preços para a baixa renda foi maior do que a inflação geral; gasolina, alimentos e energia pressionaram o indicador em outubro, que avançou 0,70% no mês passado.
Fora do campo político e econômico, destaque para o acidente em barragem localizada em Bento Rodrigues (MG). O Batalhão de Operações Aéreas de Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que cerca de 500 pessoas já saíram ou foram resgatadas do distrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário