Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : GRAVAÇÕES MACHADO GRAVOU RENAN FALANDO EM ACABAR DELAÇÃO PREMIADA DE QUEM ESTÁ PRESO SÉRGIO MACHADO GRAVA CONVERSAS QUE COMPLICAM SEU PROTETOR

25 de mai. de 2016

GRAVAÇÕES MACHADO GRAVOU RENAN FALANDO EM ACABAR DELAÇÃO PREMIADA DE QUEM ESTÁ PRESO SÉRGIO MACHADO GRAVA CONVERSAS QUE COMPLICAM SEU PROTETOR

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu mudança na lei que trata da delação premiada para impedir que presos colaborem com as investigações. É o que consta de gravações feitas clandestinamente pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, com o objetivo exatamente de obter delação premiada na Operação Lava Jato. As gravações seria orientadas por procuradores da Procuradoria Geral da República (PGR), como condição para a celebração do acordo de delação.
Nas gravações com Renan, Sérgio Machado sugere "um pacto" que seria "passar uma borracha no Brasil" e Renan responde: "antes de passar a borracha, precisa fazer três coisas, que alguns do Supremo [inaudível] fazer. Primeiro, não pode fazer delação premiada preso. Primeira coisa. Porque aí você regulamenta a delação".
Assim como o fez com o senador Romero Jucá, Sérgio Machado pediu o encontro com Calheiros, provocando a conversa que seria gravada, a fim de ajudá-lo a obter um acordo de delação premiada no Supremo Tribunal Fefderal (STF). Há a expectativa de decisão nas próximas horas do ministro Teori Zavascki, a quem cabe homologar ou não o acordo de delação.
Indicado pelo PMDB e por Calheiros, Sérgio Machado presidiu a estatal Transpetro, subsidiária da Petrobras, entre 2003 e 2015, saindo do cargo após denúncias de envolvimento no esquema de corrupção investigado na Lava Jato.
Os diálogos foram gravados por Machado a partir de março, em data não revelada. O presidente do Senado é investigado em sete inquéritos que tramitam no STF no âmbito da Lava Jato. As gravações são reveladas no jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário