Apenas quatro delegacias de Polícia – sendo duas na Capital e outras duas no Interior – deverão estar funcionando normalmente nem todo o estado nas próximas 24 horas. A informação é do Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpol), diante da paralisação da categoria nesta quarta-feira (21).
Em Fortaleza, funcionarão somente o 7º DP (Pirambu) e a Delegacia da Criança e do Adolescente/DCA (São Gerardo). Já no Interior, estarão em regime de plantão as delegacias regionais de Camocim, no litoral Leste (a 373Km de Fortaleza) e de Barbalha, no Cariri, região Sul (a 538Km da Capital).
A população deverá enfrentar transtornos para o registro de Boletins de Ocorrência (B.Os.) e outros procedimentos. Já o trabalho de investigação de crimes estará suspenso por 24 horas e somente serão retomados amanhã.
Garantias
Os policiais civis do ceará aderiram ao movimento que é liderado em todo o País pela Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol). A entidade decidiu organizar o protesto em nível nacional e já conseguiu a adesão em 17 dos 23 estados, além do Distrito Federal.
O objetivo é protestar diante de riscos de perdas das garantias trabalhistas já conquistadas ao longo dos últimos anos pela categoria e por todos os servidores públicos em geral. Já no Ceará, a pauta é bem mais ampla e envoplve as péssimas condições de trabalho e a falta de reposição salarial em 2016. Os policiais também lutam pela valorização profissional através do aumento de seus humilhantes salários.
Delegacias
O transtorno também deve atingir o atendimento às ocorrências policiais na Capital, já que caberá apenas a uma delegacia (no caso, o 7º DP) realizar os procedimentos de flagrante envolvendo adultos em toda a Capital e Região Metropolitana. Já a DCA vai proceder os flagrantes de atos infracionais praticados por menores de idade.
No Interior, uma delegacia em Camocim vai ser responsável pelo atendimento de ocorrências em toda a Região Norte, Serra da Ibiapaba, Sertões de Crateús e Litoral Leste.
Já a Delegacia de Barbalha ficará responsável pelo registro das ocorrências no Cariri, Sertão Central e Vale do Jaguaribe.
Por FERNANDO RIBEIRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário