Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : SOBRAL - CEARÁ Sindsems Faz Denúncia.

5 de out. de 2010

SOBRAL - CEARÁ Sindsems Faz Denúncia.

SOBRAL - CEARÁ

DENÚNCIA: Caça as bruxas, suposta perseguição ao presidente do Sindsems
 
13-leonidas
Prefeito Leônidas Cristino
Diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral, em conjunto com toda categoria que representa, torna público aos demais sindicatos e a todos os setores da sociedade civil organizada, fatos praticados na cidade de Sobral que atentam contra a autonomia sindical e contra os mecanismos institucionais que sustentam a democracia.
A legislação municipal Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Município de Sobral (Lei Nº 038/1992), originária do período oligárquico que predominou por mais de cinqüenta anos em Sobral, pouco estava interessada em resguardar no seu ordenamento jurídico especifico a autonomia sindical, quando especificou na redação a liberação para mandato classista sem remuneração, onde deveria soma-se a estadual, federal e internacional, formando um corpo só, como uma rede, em que preconizassem no seu ordenamento o afastamento sem prejuízo da remuneração.
Tal direito é resguardado no ordenamento superior em decorrência da negativa municipal, porque seria impossível para o servidor e para o Município negociar com o prefeito sempre individual e diretamente, assinar um acordo coletivo ou algo similar. FAZ-SE ATRAVÉS DO PREFEITO E DO SINDICATO DA CATEGORIA. O dirigente sindical Célio Brito presidente do Sindsems, esta há um ano e meio atuando no Sindicato sem prejuízo das remunerações, acordado pelo prefeito Leônidas Cristino, que determinou ao Secretário da Gestão José Carlos Magalhães Martins, em audiência no gabinete junto aos diretores classista.
No dia 29 de outubro, à tarde, o dirigente sindical Célio Brito presidente do Sindsems, recebeu do Comandante da Guarda Municipal de Sobral, Inspetor Jorge Trindade, Comunicado Interno-CI da GCMS, exigindo-o para se apresentar no dia 04 de outubro para cumprir suas atividades em escala de praça das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira. A não liberação do servidor é uma intervenção na representação política sindical, pois inviabiliza o funcionamento da entidade.
Clio_Brito
Foto: Célio Brito presidente do Sindsems
Essa conduta abrupta e injustificada é comum na ação contra dirigentes sindicais. Enfim, mais um caso de perseguição para ilustrar a história do sindicalismo brasileiro. Certamente o caso será apreciado pelos organismos de representação classista do estado do Ceará, FETAMCE, CONFETAM, CUT, CTB e seus sindicatos filiados, também as representações dos organismos internacionais do trabalho, ISP (Internacional de Serviços Públicos) e OIT (Organização Internacional do Trabalho), que voltará suas atenções nas mobilizações de defesa do diretor sindical, após as eleições.
A represária ocorre no exato momento em que o Sindicato dos Servidores Municipais recorre na justiça por meio de Mandado de Segurança contra Atos da gestão pública municipal de Sobral que violam direito líquido e certo dos trabalhadores. No decorrer de sua história, nunca antes qualquer outro diretor sindical do SINDSEMS foi ameaçado ou perseguido por exercer atividade sindical.
A perseguição ao presidente do SINDSEMS configura-se uma verdadeira violência contra a organização sindical é crime contra a democracia, que inibe a participação dos trabalhadores e trabalhadoras nas questões que lhe são pertinentes.
O sentimento de indignação da categoria diante da perseguição é crescente em desaprovar as atitudes tomadas pela administração pública. Um forte argumento para a mobilização da categoria e demais segmentos da sociedade organizada, que deverá se pronunciar para reverter os prejuízos sofridos pelo dirigente sindical.
A sociedade em que vivemos exige de todos nós uma grande capacidade de diálogo diante dos conflitos de interesses entre os seus segmentos. É exatamente essa capacidade de diálogo que está ausente ao Chefe do Executivo Municipal, neste momento de perseguição a política sindical.
Fonte Sindsems.
O blog: Conseguiu ver o Presidente do Sindicato em plena atividade na praça Coluna da hora, na foto Celio Brito Presidente do Sindicato ele de óculos e seu colega de trabalho, e através do blog, o Vereador Marco Prado teve conhecimento, e pediu por ordem para colocar em esclarecimento da câmara municipal de Sobral e dos Vereadores presentes, os mesmo proponha uma convocação do procurador geral do município e do presidente do Sindicato Celio Brito para resolver este problema.
 
 
 
 
 
 
 
 
O Vereador Marco Prado,na sessão desta terça-feira dia 05 de Outubro de 2010. Questionou sobre suposta perseguições contra Celio Brito Presidente do Sindsems. Sindicato dos servidores público municipal de Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário