Julgado no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o América-AM foi punido com a perda de seis pontos mais a multa de R$ 300 por maioria de votos em virtude das escalação irregular do jogador Amaral Capixaba na partida contra o Joinville. Assim, o time perdeu os pontos das quartas-de-final, e perdeu também a vaga na Série C de 2011 que havia conquistado. Com o resultado do julgamento, o Guarany de Sobral foi confirmado como campeão da Série D do Brasileirão.
Após ser eliminado pelo time amazonense, o Joinville alegou que Amaral Capixaba atuou na primeira partida entre as equipes, realizada no dia 10 de outubro, sem contrato e na segunda, inscrito após o término do prazo para novas inscrições. Desta forma o clube catarinense denunciou o América/AM ao STJD, solicitando sua punição e desclassificação.
O julgamento em si foi uma verdadeira batalha na tribuna entre os departamentos jurídicos de América/AM, Joinville e da Federação Cearense de Futebol, esta última interessada diretamente no resultado do julgamento, pois poderia afetar o resultado da decisão da Série D, na qual o Guarany/CE se sagrou campeão ao derrotar o time de Amazonas.
A defesa da Federação Cearense de Futebol pediu para que o resultado obtido pelo Guarany/CE dentro de campo não sofresse nenhuma alteração, pois o clube obteve o título de campeão brasileiro: “O Guarany goleou o América, foi um jogo de muita emoção e foi triste ver que o Guarany não poderia levantar a taça”, disse o advogado da Federação.
Os auditores entenderam que o América/AM foi responsável pelo erro e por quatro votos a um decidiram penalizá-lo.
Com informações do site Justiça Desportiva