MATHEUS LEITÃODE BRASÍLIA
O Itamaraty concedeu passaportes diplomáticos a outros dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2006 e 2010. A Folha apurou que os documentos também foram emitidos em caráter excepcional por haver "interesse do país".
Os beneficiados agora são Fábio Luís Lula da Silva, 35 anos, o dono da empresa Gamecorp conhecido como Lulinha, e o irmão dele, Sandro Luís Lula da Silva, 32, que é publicitário. Entre filhos e netos, já são sete os familiares do ex-mandatário com o benefício.
Procuradoria recomenda anulação de passaportes ilegais
Temer pediu passaporte especial para filho
Filhos de Lula têm passaporte diplomático
Neto de Lula também tem passaporte especial
As concessões contrariam entendimento do próprio órgão, já que dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).
Na semana passada, reportagens da Folha revelaram que o Itamaraty concedeu o passaporte a um neto de 14 anos e a dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva --Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, e Luís Cláudio Lula da Silva, 25--, também contrariando o próprio entendimento do órgão.
Ontem, a Folha revelou que outros dois netos do ex-presidente Lula --um de nove anos e outro de quatro meses-- também receberam o benefício.
A Folha apurou que os passaportes foram concedidos no dia 29 de dezembro, a dois dias do fim do mandato, a pedido de Lula. Os documentos tem validade de quatro anos.
O Itamaraty confirmou a emissão dos outros dois passaportes. A Folha tentou falar com Fábio Luís e Sandro Luís, mas não obteve retorno. Por conta as reportagens da Folha, o Itamaraty decidiu restringir a concessão do benefício.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Ministério Público Federal no Distrito Federal pedem a lista dos beneficiados com o documento entre 2006 e 2010 e e pedem as mudanças das regras.
Os benefícios do passaporte diplomático são: acesso à fila de entrada separada, tratamento menos rígido em nações com as quais o Brasil tem relação diplomática e, em alguns países, a exigência de visto se torna dispensável. O documento é tirado sem nenhum custo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário