Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Arruda Bastos alerta municípios para evitar óbitos por dengue

15 de mar. de 2011

Arruda Bastos alerta municípios para evitar óbitos por dengue

Seg, 14 de Março de 2011 09:36
banner_arruda_itapipoca

"Temos que intensificar e qualificar as ações de controle da dengue para reduzir sofrimento da população, para evitar óbitos", disse o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, no último sábado,12, no município de Itapipoca, onde este ano foram confirmados duas mortes por dengue e em quantidade de casos confirmados da doença fica abaixo somente da capital. Lá a confirmação é de 570 casos de janeiro para cá e em Fortaleza estão confirmados1.306 casos de dengue. No encontro com o prefeito, João Ribeiro Barroso, o secretário municipal de saúde, Paulo Barroso, e agentes comunitários de saúde, de endemias e técnicos da 6º Coordenadoria Regional de Saúde, o secretário destacou três ações de controle da doença: reforço da vigilância epidemiológica, da rede de assistência aos pacientes para o diagnóstico e tratamento rápidos e a mobilização social.

Enfático, Arruda Bastos lembrou que é responsabilidade dos gestores manter a vigilância epidemiológica em permanente ação e oferecer assistência aos pacientes, porém "somente com a participação da população os focos do mosquito serão efetivamente controlados porque 72% do Aedes aegypti estão dentro de casa, são encontrados em caixas d'água". Um problema que parece ter uma solução simples já que o telamento de uma caixa custa R$11,00, mas consciência sanitária e atitude de cuidar da saúde ainda não são coletivas. Para ajudar na construção dessa consciência e mexer com a população, o secretário resgatou no encontro em outro município, em Icó, ainda na tarde do último sábado, a força de comitês para ajudar na mobilização das indústrias, comércio, escolas, igrejas.

banner_sesa_itinerante_ico

No teatro municipal lotado, com a participação do prefeito Marcos Nunes e dos secretários de saúde dos sete municípios que integram a 17º CRES (além de Icó, Baixio, Cedro, Ipaumirim, Orós, Umari e Lavras da Mangabeira), agentes comunitários de saúde e de endemias, ele afirmou que "a população fazendo a sua parte, de ser vigilante com tudo que pode acumular água, ampliando a mobilização nos espaços de trabalho e na escola, e os prefeitos limpando a cidade e assegurando assistência logo nos primeiros sinais da doença podemos reduzir o impacto de uma situação de epidemia de dengue". Este ano foram confirmados 4.848 casos em 134 municípios. No total, 12 óbitos.  

O coordenador de promoção e proteção à saúde da Sesa, Manoel Fonsêca, destacou  em Itapipoca e em Icó a importância da rapidez do diagnóstico para evitar o óbito. Na apresentação chamou a atenção dos profissionais para os sinais de alerta da doença, como dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, fezes escuras, diminuição da diurese, queda repentina das plaquetas, prova do laço positiva. "Todo paciente com suspeita de virose e que após o período de febre, apresentar algum sintoma de alarme deve procurar atenção médica imediata", afirmou.

banner_sesa_itinerante_granja

Nesta segunda-feira, 14, foi a vez de Granja, município com 69 casos de dengue confirmados este ano e 1 óbito, e São Gonçalo do Amarante, com 47 casos e 2 óbitos, receberem a visita do secretário Arruda Bastos e da equipe de técnicos da Sesa.

banner_sesa_itinerante_sao_goncalo

Última atualização ( Seg, 14 de Março de 2011 17:47 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário