Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Casos de dengue já passam de 31 mil no estado do Rio

31 de mar. de 2011

Casos de dengue já passam de 31 mil no estado do Rio

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro aponta que o número de casos de dengue chegou a 31.412 no estado, no período de 2 de janeiro a 26 de março. Foram registradas 23 mortes, sendo sete no Rio de Janeiro, três em Nova Iguaçu, três em São João de Meriti, duas em Duque de Caxias e uma morte em cada um dos seguintes municípios: Magé, Cabo Frio, Marica, Mesquita e São José do Vale do Rio Preto.
Mais de um terço dos casos no estado foi registrado no município do Rio, com um total 12.261 casos. O número de doentes aumentou nos meses de verão: 1.495 em janeiro, 5.294 em fevereiro e 5.472 em março. Em três meses, a doença se concentra principalmente em bairros da zona oeste, com destaque para Santa Cruz, com 827 casos, Campo Grande, 544, Bangu, 541, e Realengo, 506.
A região de Jacarepaguá, que abrange dez bairros, atingiu 1.108 casos desde o início do ano. A região da Barra da Tijuca registrou 628 casos. A zona sul da cidade registrou 1.003 casos no mesmo período.
Os sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo, dor nos olhos, dor nas articulações, vermelhidão no corpo, vômito e dor no abdômen. Com apenas dois desses sinais, o médico já deve presumir que se trata de dengue, o que pode ser confirmado por meio de exames de sangue e contagem do número de plaquetas.
O principal tratamento é a hidratação, via oral e por soro na veia. O uso de medicamentos deve ser por indicação médica e não é recomendável usar qualquer remédio à base de ácido acetilsalicílico.
 

 Edição: Rivadavia Severo

Nenhum comentário:

Postar um comentário