Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Em São Paulo, Arruda Bastos fala de gestão e financiamento da saúde

27 de abr. de 2011

Em São Paulo, Arruda Bastos fala de gestão e financiamento da saúde

A diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), eleita no dia 23 de março para o biênio 2011/2012, toma posse nesta quarta-feira, 27 de abril, em solenidade no Hotel Nacional, em Brasília, às 19h30min. A secretária da saúde do Estado do Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi, foi reeleita por aclamação. O secretário da saúde do Ceará, Arruda Bastos, também foi reeleito para a vice-presidência do Conass na região Nordeste. Ele participa também na quarta-feira do seminário ¨O papel da gestão estadual do SUS na rede de atenção à saúde¨, realizado pelo Conass. No dia seguinte, 28, Arruda Bastos participa da reunião das câmaras técnicas do Conselho. Nos dias 29 e 30 estará em São Paulo, no seminário "A saúde no projeto nacional de desenvolvimento".
Durante o seminário em São Paulo, Arruda Bastos coordenará no sábado, 30, a mesa redonda “Gestão e financiamento da Saúde”. Na sua apresentação, mostrará os investimentos do Governo do Ceará na estruturação de uma nova rede de assistência à saúde, que inclui três hospitais regionais (no Cariri, já inaugurado, na Região Norte, em construção em Sobral, e no Sertão Central, em processo de definição da localização), 21 policlínicas, 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais e 32 unidades de pronto atendimento (UPAs 24 horas). O ex-secretário da Saúde do Ceará, deputado federal João Ananias será palestrante do seminário na sexta-feira, na mesa “Democracia e participação social e a 14ª Conferência Nacional de Saúde.
CONASS
Em fevereiro, o secretário Arruda Bastos presidiu a primeira assembleia do Conass em 2011, que teve a participação de 21 novos secretários estaduais de saúde. Na oportunidade, Arruda Bastos falou sobre a importância do CONASS na atuação junto ao ministério da Saúde e ao Congresso Nacional, na luta pela consolidação do SUS. “É extremamente importante que participemos dessas assembleias mensais, pois o CONASS tem uma atuação fundamental nas discussões em todos os níveis no que concerne à saúde pública e também nos momentos de crises do SUS”.
O vice presidente também falou sobre a forte articulação do Conselho com a Frente Parlamentar de Saúde (FPS). “Este ano teremos forte atuação na FPS, pois vários parlamentares que a compõem já fizeram parte do CONASS quando foram secretários de saúde. Eles já vivenciaram o SUS no dia a dia e realmente conhecem as necessidades do sistema”, ressaltou.
O Conass, fundado em 1982, é a entidade que reúne todos os secretários estaduais de saúde. Integra a Comissão Intergestores Tripartite (CIT), instância de articulação e pactuação na esfera federal que atua no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com seis membros: presidente e representantes de cada uma das cinco regiões.

 Fonte - Secretaria da Saúde do Estado do Ceará -

Nenhum comentário:

Postar um comentário