Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Oposição tenta convocar Palocci em diversas comissões e quer criar CPMI

23 de mai. de 2011

Oposição tenta convocar Palocci em diversas comissões e quer criar CPMI

Líder do Democratas espera que requerimentos sejam votados na quarta-feira. PSDB, DEM, PPS e Psol também apostam na criação de uma comissão parlamentar de inquérito para averiguar os detalhes da evolução patrimonial do ministro-chefe da Casa Civil
A oposição espera um “enfrentamento duro” com o governo na próxima semana, segundo o líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA). Só na Câmara, tramitam pelo menos seis requerimentos de convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para que ele preste esclarecimentos sobre sua evolução patrimonial nos últimos anos. PSDB, DEM, PPS e Psol também articulam a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o caso.
Na semana passada, o Plenário já havia rejeitado a convocação do ministro. Agora, a oposição conta com a votação de uma série de requerimentos em comissões temáticas diferentes para conseguir a presença de Palocci na Câmara. Há pedidos de convocação em tramitação nas comissões de Fiscalização Financeira e Controle; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural; e de Finanças e Tributação. “Fatalmente em alguma comissão nós vamos conseguir aprovar a convocação de Palocci”, disse ACM Neto.
A oposição também já pediu a convocação do presidente da Comissão de Ética da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, e dos sócios e ex-sócios de Palocci na empresa Projeto.
Reportagem do jornal Folha de S. Paulo informou que o patrimônio do ministro aumentou 20 vezes nos últimos quatro anos, e que ele comprou, por meio de sua empresa de consultoria , dois imóveis em São Paulo: um apartamento de R$ 6,6 milhões e um escritório de R$ 882 mil.
Página virada
O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), já afirmou que as explicações dadas por Palocci à Comissão de Ética
eram plausíveis. “Para mim, isso é página virada”, disse. Segundo ele, não haverá manobra para abafar o caso. “A oposição vai apresentar os seus requerimentos e eu vou tentar convencê-los a não entrar nesse caminho, porque não é um debate que está posto aqui na Casa”, ressaltou.
ACM Neto espera que os requerimentos de convocação sejam votados já na próxima quarta-feira (25). Como as reuniões das comissões são suspensas durante a Ordem do Dia do Plenário, a oposição aposta na votação do novo Código Florestal na terça-feira (24) para que os colegiados estejam livres para deliberar sobre a convocação de Palocci já no dia seguinte.
CPMI
Quatro partidos da oposição (PSDB, DEM, PPS e Psol) também já articulam a criação de uma CPMI para averiguar as causas do suposto aumento do patrimônio do ministro-chefe da Casa Civil.

Para a criação do colegiado, são necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado. Esses partidos, contudo, contam apenas com 100 deputados e 19 senadores. Para o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), a oposição deverá conseguir o apoio que falta para a instalação da CPMI dentro da própria base aliada do governo. “No PT há representantes mais incomodados, do ponto de vista ético, que entendem que esse caso deve ser esclarecido”, afirmou.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcos Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário