Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Maioria do PSB desautoriza presidente

22 de jun. de 2011

Maioria do PSB desautoriza presidente

A tensão da última reunião do diretório municipal do PSB se estendeu ontem para a Assembleia. Deputados acusam de covardia o clã Novais, que desconfiam dos motivos que levaram ao fortalecimento dos Ferreira       "Históricos" exibiam Judas com inscrição: "Partido Ferreira Gomes" (MARCUS CAMPOS) Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br

Enfraquecida no PSB de Fortaleza após perder aliados, hoje mais próximos do grupo liderado pelo governador Cid Gomes, membros ala “histórica”, comandada pelo presidente municipal Sérgio Novais, estão desautorizados a usar o nome do partido para ratificar a pré-candidatura de Eliane Novais à Prefeitura.
 Foi o que decidiu a maioria do diretório municipal, em reunião tensa que entrou pela madrugada de ontem, na qual também ficou decidido que o PSB construirá um “fórum permanente” para discutir que nome e projeto apoiará nas eleições de 2012.
 Ao contrário da conjuntura de poucos meses atrás, o grupo mais alinhado ao clã Ferreira Gomes agora é maioria no PSB fortalezense, o que tem ameaçado o poderio dos Novais. Os motivos que levaram às mudanças na correlação de forças dentro do partido foram alvo de intensa discussão ontem, na Assembleia Legislativa, quando Eliane reafirmou sua pré-candidatura e disse que não aceitará “boicote” ou “perseguição” contra seu nome.
 A deputada gerou reação entre parlamentares de dentro e fora do PSB, que condenam a antecipação do lançamento da candidatura, já que ainda não se teria fechado qualquer acordo com partidos aliados – sobretudo com o PT, que já anunciou interesse em ocupar a cabeça de chapa da base aliada na disputa pela sucessão da prefeita Luizianne Lins (PT)
 “Ela tinha de respeitar a decisão do diretório. Foi derrotada e tem de respeitar a democracia”, argumentou o deputado Perboyre Diógenes (PSL). “Estamos em junho de 2011, não aprovamos a reforma política e eleitoral, não sabemos qual a regra do jogo”, completou José Sarto Nogueira (PSB).
 Os Novais apontam que foi Cid quem antecipou o debate sobre 2012, ao “lançar”, conforme a interpretação de Eliane e Sérgio, o nome do secretário estadual das Cidades Camilo Santana no pleito de 2012, no início de março. Em outra ocasião, o irmão de Cid, Ciro Gomes (PSB), manifestou simpatia pelo presidente da Assembleia, Roberto Cláudio, também do PSB.
 Ao O POVO, um dos membros das direções estadual e nacional, Josué Freitas, afirmou que integrantes da “ala histórica” foram seduzidos por uma aliança temporária com o governador – tendo aceitado, inclusive, cargos no Estado, em troca de apoio político. Ele citou o caso do secretário-geral do PSB municipal, David Duarte, que teria sido indicado para a controladoria da Assembleia no último dia 7 de junho. Duarte explicou, contudo, que a indicação foi apenas “erro administrativo” e disse já ter sido exonerado do posto.
 Freitas afirmou, ainda, que vários membros do diretório municipal passaram a frequentar o Palácio da Abolição desde o início de maio. O grupo cidista nega interferência do governador na postura do diretório
E agora
ENTENDA A NOTÍCIA
O grupo do PSB ligado à família Novais pretende ir às instâncias superiores do partido para pedir anulação da reunião de segunda-feira. Eles argumentam que houve irregularidade na convocação.
 ENTENDA O CASO
10 de março
Durante entrega de conjunto habitacional em Maracanaú, Cid Gomes diz que Camilo Santana (PT) é “extraordinário quadro”. Questionado pela imprensa, Cid disse que a candidatura do petista à Prefeitura de Fortaleza “é sempre uma possibilidade”.
1º de abril

Na Assembleia, Eliane Novais coloca seu nome “à discussão” no PSB para a Prefeitura.
 4 de abril
Segundo o grupo sergista, executiva municipal referenda pré-candidatura de Eliane.

13 de abril
Diretório do PSB em Fortaleza, segundo sergistas, também referenda pré-candidatura.
2 de junho

Ciro Gomes sugere presidente da Assembleia, Roberto Cláudio (PSB), para Prefeitura.
10 de junho

Maioria do diretório municipal convoca reunião para o dia 20, afirmando não ter havido deliberação sobre candidatura.
20 de junho

Diretório decide anular atas de reunião de 13 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário