Irene segue pela costa leste dos EUA e atinge Nova York
REUTERS
Por Ned Barnett
MOREHEAD CITY, Estados Unidos (Reuters) - O furacão Irene atingiu a costa leste dos Estados Unidos neste sábado enfraquecido, mas ainda uma perigosa tempestade que levou a interrupções no sistema de transporte em Nova York e ameaça provocar blecautes e alagamentos.
Desde as Carolinas ao Maine, dezenas de milhares de pessoas estão no caminho do gigante de 839 km, que provocou mais de 17 polegadas de chuva em algumas partes na área costeira da Carolina do Norte.
O olho da tempestade cruzou a costa da Carolina do Norte perto de Cape Lookout por volta das 7h30 horário local (8h30 horário de Brasília), afirmaram meteorologistas do US National Hurricane Center.
Nova York fechou aeroportos e das estações de metrô, parte do sistema de transporte público pelo qual circulam 8,5 milhões de pessoas por dia durante a semana. Aos passageiros restou buscar táxis nas ruas quase desertas.
'Estamos tentando chegar a Boston e isso não deve acontecer. Estamos presos aqui', disse Rachel Karten perto de um terminal de ônibus em Nova York também praticamente vazio.
Milhares de pessoas tiveram de atender às ordens para evacuar a costa leste norte-americana.
O Irene está percorrendo uma rota sentido norte-nordeste ao longo da costa norte-americana e deve continuar sendo considerado um furacão enquanto atinge Estados do país na noite deste sábado e também no domingo.
Com ventos de 140 quilômetros por hora, Irene enfraqueceu para um furacão de categoria 1 na escala de intensidade de 1 a 5 de Saffir-Simpson. Apesar disso, meteorologistas alertam que o fenômeno continua sendo uma tempestade grande e perigosa.
fonte - msn- noticias.