Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Corpo de Gaddafi está na cidade de Misrata, diz TV árabe

20 de out. de 2011

Corpo de Gaddafi está na cidade de Misrata, diz TV árabe

DE SÃO PAULO
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Onda de Revoltas   A emissora de TV árabe Al Arabiya informou nesta quinta-feira que o corpo do ex-ditador líbio, Muammar Gaddafi --que os rebeldes dizem ter sido morto durante operação militar em Sirte, sua terra natal-- chegou à cidade de Misrata.
Muamar Kadafi, Gaddafi ou Gathafi? Veja a grafia para o ditador da Líbia
Veja imagens da comemoração dos rebeles após a captura do líbio
Veja imagens marcantes do ditador
Gaddafi assumiu o poder na Líbia em 1969; saiba mais
Rebeldes anunciam captura de Gaddafi em Sirte, dizem agências

Philippe Desmazes/France Presse
Foto tirada de celular mostra suposta imagem de Muammar Gaddafi ensanguentado
Foto tirada de celular mostra suposta imagem de Muammar Gaddafi ensanguentado

Mais cedo, Mohamed Abdel Kafi, membro do CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão político rebelde, disse à Reuters que o corpo era levado para um lugar secreto por razões de segurança.
Comandantes das forças rebeldes da Líbia afirmaram nesta quinta-feira que Gaddafi, cuja captura foi reportada mais cedo, não resistiu aos ferimentos e morreu, segundo agências de notícias e emissoras de TV.
As forças do CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão político dos rebeldes, anunciaram a captura de Gaddafi nesta quinta-feira.
Citado pela agência France Presse, o porta-voz do CNT (Conselho Nacional de Transição), órgão político rebelde, Abdel Hafez Ghoga, confirmou a morte do ex-ditador em Sirte. "Nós anunciamos ao mundo que Gaddafi foi morto pelas mãos da revolução", disse. "É um momento histórico. É o fim da tirania e da ditadura".
O chefe militar do CNT, Abdul Hakim Belhaj, também afirmou à rede qatariana Al Jazeera que Gaddafi havia morrido devido à gravidade de seus ferimentos durante sua captura em Sirte.
À agência de notícias Reuters, Abdel Majid Mlegta, também do CNT, afirmou que Gaddafi foi capturado e ferido nas duas pernas, quando tentava fugir em um comboio atacado por caças da Otan, a aliança militar do Ocidente. "Ele também foi atingido na cabeça", disse. "Houve muitos disparos contra seu grupo e ele morreu".
CAPTURA
As forças do CNT anunciaram hoje que Gaddafi havia sido capturado e ferido.
Segundo a emissora de TV britânica BBC, Gaddafi foi detido pelos rebeldes enquanto tentava escapar de Sirte, sua cidade natal, em um comboio. Um combatente do CNT declarou que ao ser capturado Gaddafi gritou: "Não atirem, não atirem."
Um site de notícias pró-regime negou a captura de Gaddafi.

Ahmad Al-Rubaye/France Presse
Soldado rebelde se protege durante combate com forças leais a Gaddafi na cidade de Sirte
Soldado rebelde se protege durante combate com forças leais a Gaddafi na cidade de Sirte

Imagens divulgadas pela emissora americana CNN mostravam líbios comemorando pelo país as notícias de que o ditador foi detido.
De acordo com a France Presse, Aboubakr Younès Jaber, ministro da Defesa do regime, foi morto em Sirte hoje. O médico Abdou Raouf afirmou ter "identificado o corpo", levado nesta manhã para o hospital de campanha local.
Em Bruxelas, a Otan, a aliança militar do Ocidente, informou que ainda estava checando os relatos de captura de Gaddafi na Líbia.
"Estamos averiguando e avaliando a situação", disse uma autoridade da Otan. "Claramente esses são desdobramentos muito significativos, que levaremos tempo para confirmar. Se for verdade, este é verdadeiramente um dia histórico para o povo da Líbia."
Gaddafi teve sua prisão decretada pelo TPI (Tribunal Penal Internacional, em Haia) sob a acusações de ordenar a morte de centenas de civis. Ele estava foragido desde fevereiro deste ano, após uma onda de protestos populares na Tunísia e no Egito derrubarem seus respectivos regimes.
fonte - folha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário