Além do caso de Boa Viagem, a cidade de Pedra Branca teve a confirmação de outras três pessoas com a doença. O total chega a 19 casos
Um jovem de 25 anos teve o primeiro caso confirmado de Gripe A (H1N1) na cidade de Boa Viagem (a 221 quilômetros de Fortaleza). De acordo com o diretor clínico do Hospital Municipal da cidade, Gutemberg Mendes, o homem esteve em São Paulo para trabalhar no corte de cana de açúcar e, na volta para o Estado, passou por Pedra Branca, onde permaneceu por seis horas, aguardando o ônibus.
O caso foi confirmado no último sábado, 3, quando também foram comprovados três novos casos em Pedra Branca (a 261 quilômetros da Capital). O total de pessoas que tiveram confirmação dos vírus H1N1 chega a 19 em todo o Ceará, sendo 17 em Pedra Branca, um em Quixadá e um em Boa Viagem.
Os primeiros sintomas da doença - febre, dores musculares e na cabeça e dificuldade respiratória - surgiram 48 horas depois de o jovem ter estado em Pedra Branca. Por isso, segundo o diretor clínico, é provável que a contaminação tenha ocorrido no contato com alguém da cidade.
“É possível que ele já tenha trazido o vírus de São Paulo, mas é pouco provável”, informa. O jovem está com bom estado de saúde, está sendo tratado com o medicamento apropriado para a doença e ele está recolhido em casa, para que o período de contágio seja preservado. “Ele está de casamento marcado para semana que vem, mas é provável que, até lá, já não esteja mais doente”.
O secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, afirma que a situação já está revertida, principalmente em Pedra Branca. Segundo ele, os casos de notificação apresentaram uma diminuição significativa no Município. Todos os casos investigados, conforme aponta, tem vínculos diretos com Pedra Branca.
Saiba mais
Os casos notificados na cidade de Boa Viagem chegam a 30. De acordo com Gutemberg Mendes, diretor-clínico do Hospital Municipal, foram feitos seis exames em pacientes suspeitos da cidade e o resultado apresentou apenas um caso confirmado.
As confirmações devem fazer parte do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) somente hoje, 5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário