Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Fortaleza está 'no limite' de epidemia de dengue, diz coordenador

27 de abr. de 2012

Fortaleza está 'no limite' de epidemia de dengue, diz coordenador

Fortaleza registra 3,6 mil casos confirmados da doença neste ano.
Situação é 'preocupante' e prefeitura traça estratégia de combate à doença.

André Teixeira Do G1 CE
Fortaleza está "no limite" para se ter uma edemia de dengue em 2012 de acordo com o coordenador de epidemiologia da prefeitura de Fortaleza, Antônio Lima. De acordo com o coordenador, Fortaleza confirmou neste ano 3.684 casos de dengue até a quarta-feira (25), um aumento de 18% em relação à semana anterior.
Ainda de acordo com o Antônio Lima, foram notificados nesta semana mais 2 mil casos de suspeitas de dengue. No total, 7.034 mil pessoas notificaram suspeita de dengue na capital cearense em 2012. Para Antônio Lima, a cidade está em uma "situação preocupante".
"A situação é preocupante, estamos no limite de uma epidemia da doença", diz. O coordenador de epidemiologia de Fortaleza explica que a epidemia se dá quando o número de casos confirmados ultrapassa a média dos últimos 10 anos. Segundo Antônio Lima, a atual situação de Fortaleza é de "canal de epidemia", quando os índices estão próximo da média dos últimos 10 anos.
Em Fortaleza, quatro pessoas morreram por dengue neste ano. E Juazeiro do Norte, no interior do estado, também há um surto da doença. Uma criança morreu de dengue na cidade. Apesar dos dados "preocupantes", a prefeitura de Fortaleza lembra que o índice está abaixo dos números no mesmo período do ano passado. Até abril de 2011, Fortaleza havia confirmado 1.553 casos.
Precauções
As secretarias de saúde de
Fortaleza e do estado se reuniram nesta semana para traçar estratégias de combate à dengue na capital cearense. Segundo Antônio Lima, a prefeitura vai intensificar o combate a focos da dengues nos bairros e os postos de saúde vão realizar atendimento no período da noite durante a semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário