Marcos Chagas
Brasília - O uso de ferramentas da internet, em
especial das redes sociais, como um canal permanente de interatividade com o
cidadão tem feito parte da rotina de parlamentares e pode ser um trunfo nas
eleições municipais de outubro, de acordo com senadores ouvidos pela
Agência Brasil. Independentemente de ser ano eleitoral é senso
comum que esse é um instrumento capaz de dar objetividade e foco ao trabalho do
político, seja no comando de prefeituras ou no Parlamento.
O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA),
disse que incorporou ao exercício parlamentar várias propostas de integrantes de
sua rede social. Como exemplo, citou o direito de acesso a informações de órgãos
públicos e a prestação de contas do trabalho desenvolvido como itens agregados à
plataforma de campanha ao Senado em 2010.
Os candidatos ao cargo de prefeito devem estar
atentos a esses posicionamentos manifestados pelos cidadãos na rede, diz o
petista. “Ao contrário da TV e do rádio, a internet é uma qualificadora do
caminho de volta. Nela, há interatividade imediata entre o eleitor e o
candidato.”
O presidente do Democratas (DEM), senador José
Agripino Maia (RN), também destaca o poder instantâneo da rede mundial de
computadores. “É uma ferramenta que deve ser usada como um instrumento de
comunicação e debate de ideias”, disse. Veterano no uso das mídias sociais, ele
ressalta a importância que os comitês das campanhas devem dar à internet, assim
como a TV e o rádio, na formação da opinião do eleitorado. Para ele, o custo
praticamente zero nas campanhas eleitorais na rede é outro ponto positivo.
O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR),
defende o uso contínuo da ferramenta e não apenas em ano eleitoral. “Só acredito
em um bom retorno da campanha pela internet para quem já a utiliza no seu dia a
dia para conversar diretamente com o cidadão.”
Na semana passada o PMDB, partido que hoje detém o
maior número de prefeituras no país, mostrou a importância que dará na campanha
de 2012 a essa ferramenta. O presidente do partido, senador Valdir Raupp (RO),
apresentou aos parlamentares a integração de suas mídias sociais – site,
blogs, Facebook, Twitter e Youtube.
O senador e membro da Executiva Nacional do
partido, Eunício Oliveira (CE), por exemplo, já mantém uma equipe só para
divulgar sua atividade parlamentar e o manter informado das demandas de seu
eleitorado. “Somando as minhas redes sociais tenho mais de 60 mil seguidores. No
meu estado, o jornal de maior circulação tem tiragem diária de 18 mil
exemplares”, disse à Agência Brasil.
Desde o dia 5 de julho, os candidatos às eleições
municipais de outubro estão autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fazer
campanha na internet. Pela resolução do TSE, poderão ser usados sites
dos candidatos, do partido ou da coligação com o endereço eletrônico
registrado no tribunal. A resolução veda a veiculação de qualquer propaganda
paga nesses portais. Também está aberta a propaganda nas ferramentas das redes
sociais desde que geridas pelo candidato, partido ou coligação.
Edição: Talita Cavalcante
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