Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : OBSERVANDO E QUESTIONANDO AS PESQUISAS.

17 de set. de 2012

OBSERVANDO E QUESTIONANDO AS PESQUISAS.

OBSERVANDO E QUESTIONANDO AS PESQUISAS.
 Na Semana passada, vários programas de rádio só falavam em uma pesquisa que um empresário de Sobral havia mandado fazer. Fico muito preocupado com estes tipos de assuntos, porque afronta nossa consciência política. As pesquisas têm seus valores, mas como está sendo feito nos dias atuais, não dá para entender, está chegando a um ponto-de-vista que a pesquisa pode mudar um resultado da vontade popular e nem precisa ter mais eleições. É só fazer uma pesquisa e já diz quem é o candidato eleito. Depois de tudo isso que foi colocado, você vai mudar seu voto?   

Nesta segunda-feira, 17 o jornal Diário do Nordeste divulgou mais uma pesquisa em Sobral com os números diferentes da pesquisa anterior, mas o que me chamou mais atenção foi o índice de rejeição da maneira que foi divulgado. Do DN- Além de perguntar em quem o eleitor vota para prefeito com e sem a apresentação dos candidatos, o Ibope também indaga ao eleitor sobre em quem ele não vota de jeito nenhum para ser o prefeito. Neste quesito, o candidato Marco Prado tem o maior índice, 45%. Logo em seguida está o candidato Professor Osvaldo com 38%. Veveu está no terceiro lugar com 29% e Dr. Guimarães é o menos rejeitado com 22% de citações.
Obs: Segundo o DN, em sua matéria quando trata da palavra rejeição comentado pela Imprensa , entendemos que na pesquisa não tem este comparativo, uma vez, que os candidatos citados não exercem cargo de gestão, apenas um candidato tem este cargo por isso não podem haver este comparativo entre o gestor candidato e os outros candidatos que não exercem este cargo para fazerem esta avaliação.
Quando você observa estes números apresentados, podemos questionar o numero apresentado de 38% de rejeição ao professor Osvaldo, na preferência popular ele tem apenas 1%, pois se o mesmo não tem uma preferência com índice elevado e não é muito conhecido, como é que o mesmo tem um índice de rejeição fora do normal? Observando outras pesquisas em outros municípios quando se refere aos números de rejeições de candidatos que apresentam números de preferências populares com 1 ou 2% de preferências, os números de rejeições também é pequeno, entendemos que o candidato não é conhecido e por isso eles têm um índice de menor expressão popular e de rejeição.
A pesquisa ouviu 602 eleitores de Sobral nos dias 13 e 15 de setembro de 2012. O intervalo de confiança é de 95,0% e a margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. (DN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário