Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Urgência e emergência: inscrições para curso de especialização até dia 14

8 de fev. de 2013

Urgência e emergência: inscrições para curso de especialização até dia 14





Os profissionais que trabalham na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) têm um novo prazo para inscrições no Curso de Especialização em Urgência e Emergência, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado e a Escola de Saúde Pública do Ceará. As inscrições que conforme o cronograma inicial terminariam nesta sexta-feira, 8, vão até o dia 14, quinta-feira, pós carnaval. A divulgação das inscrições deferidas já ocorre no dia seguinte, 15 de fevereiro, a partir das 16 horas nos sites da Sesa (
www.saude.ce.gov.br) e da ESP-Ce (www.esp.ce.gov.br). São ofertadas 44 vagas para profissionais de todas as 22 regiões de saúde do Estado.

Podem participar da seleção profissionais de nível superior da medicina e da enfermagem. Tanto para os médicos como para enfermeiros é preciso comprovar experiência em urgência e emergência por um tempo mínimo de 1 ano. Ter disponibilidade de pelo menos 24 horas quinzenais para dedicação ao desenvolvimento do curso é outra exigência. Conhecimentos de informática básica também são requisitos para quem quer concorrer as vagas para facilitadores do Curso de Especialização em Urgência e Emergência. a e emergência. Os 44 aprovados na seleção receberão bolsa de extensão tecnológica, na modalidade de facilitador e no valor mensal de R$1.320,00, de acordo com tabela aprovada pela Resolução de fevereiro de 2012 do Conselho de Coordenação Técnico Administrativo (Contec).  A bolsa terá duração de 15 meses. Pode ser prorrogada com a comprovação de aproveitamento do bolsista, fornecida por parecer técnico da diretoria de pós-graduação em saúde da ESP-Ce e aprovação do Contec, levando em conta a necessidade do projeto.

O objetivo do curso é preparar, a partir da formação dos 44 facilitadores, 4.000 profissionais para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Atendimento Pré-hospitalar Fixo (APH-fixo) e dos serviços hospitalares em todos os 184 municípios cearenses. Com essa quantidade de profissionais preparados para prestar o primeiro atendimento em situações de urgência e emergência na rede de saúde do Ceará, que está em ampliação com a construção e funcionamento de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas), dos quatro hospitais regionais (todos com emergência), e a universalização do SAMU.    
 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213 )
Twitter: @SaudeCeara

Nenhum comentário:

Postar um comentário