esta matéria a baixo, mostra uma reflexão, como é que o povo reclama da Saúde, segurança, educação etc... e nas pesquisas o povo CLASSIFICAM os governos como bom e ótimo, não dar para entender estas pesquisas, eu não acredito!
Resposta:
O cientista político Paulo Kramer apresentou a seguinte reflexão sobre a questão:
Porque a maioria das pessoas — com a provável exceção dos intelectuais, que geralmente se arvoram a receitar soluções para quaisquer problemas da humanidade!… — sente-se mais segura examinando questões específicas, ligadas a problemas que elas conhecem por experiência cotidiana própria: a escola pública fisicamente detonada, onde faltam professores um dia sim, o outro também, é a mesma em que os filhos delas estudam; o hospital em que muitos morrem antes de receber qualquer atendimento etc, etc, etc.
Para esses mesmos cidadãos, coisas como governo, Estado e assim por diante são pouco mais que abstrações, distantes anos-luz de sua experiência diária. É possível, então, que se sintam pouco à vontade para pronunciar um julgamento mais crítico, cabal, peremptório.
Acrescente-se a isso uma particularidade da nossa cultura política luso-brasileira: ao contrário dos anglo-americanos que, tradicionalmente, veem o governo com desconfiança, sentem desprezo por quem depende de suas benesses etc, nós tendemos a amar o governo, a venerá-lo como a um paizão, dele sempre esperando algum favor, concessão, emprego ou benefício. Isso, a meu ver, reforça um viés cultural governista.
fonte - D do Poder.
fonte - D do Poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário