Diassis Diniz, atual presidente do Sine-IDT, deve ser confirmado nesta segunda-feira, 11,como o novopresidente do PT no Ceará, em substituição à atual presidente, a ex-prefeita Luizianne Lins. A eleição ocorreu ontem e a apuração ainda está sendo concluída. Porém, a vitória de Diniz já é dada como praticamente certa.
A expectativa é que ele conceda uma entrevista coletiva à tarde para falar sobre as diretrizes de sua gestão e os rumos do partido no Ceará. Ontem, ele já antecipava que um de seus principais objetivos será promover o fortalecimento dos diretórios municipais e a descentralização do comando do partido.
LEIA TAMBÉM
O principal apoiador de Diassis é o deputado federal e líder do PT na Câmara, José Guimarães, que já tinha o grupo majoritário no partido e, agora, consolida sua hegemonia, isolando ainda mais o grupo minoritário de Luizianne.
Guimarães, inclusive, fez várias críticas indiretas à ex-prefeita. Segundo ele, a atual direção deixou o partido “moribundo” e “de pernas pra cima”. “O PT não está funcionando. (...) Precisa de uma revolução interna”, disse o deputado. Luizianne reagiu chamando os adversários de "capachos" do governador Cid Gomes (Pros).
Vale lembrar, porém, que Luizianne chegou ao comando do PT em 2008 com o apoio decisivo do grupo de Guimarães, que a apoiou contra o grupo do ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques. Confrontado com isso, Guimarães disse não se “arrepender de nada” e que apoio naquela ocasião era necessário devido à conjuntura política do partido, que era outra.
Eleição municipal
Se Luizianne perdeu espaços na estadual, ao menos conservou sob sua influência o diretório municipal do partido, com a vitória de Elmano de Freitas, apoiado pela ex-prefeita e pelo senador José Pimentel. Ele substitui Raimundo Ângelo.
Redação O POVO Online, com informações do Blog do Eliomar
Nenhum comentário:
Postar um comentário