Logo após a apresentação oficial da logomarca da Copa de 2014 para o Brasil e o mundo, uma enxurrada de criticas e analises invadiram a Internet. E uma das mais inusitadas foi à comparação da logo com o Médium Chico Xavier psicografando. Para se ter uma idéia desta repercussão, o nome do médium chegou a ficar na lista dos “trending topics".
Mas como se chegou a esta comparação:
Comentários a partes sobre como o emblema é feio e o porque da cor vermelha no desenho… Neste caso nós deparamos com a Simbologia Subjetiva Indireta, ao contrário da mensagem Subliminar na qual há uma suposta intenção de se divulgar algo de oculto. Na mensagem subjetiva indireta, o significado do símbolo é “o acaso”, ele depende da percepção de um ou mais indivíduos que o assimilam e em seguida passam a promover seu ponto de vista. Esta interpretação pode ganhar grandes proporções, de acordo com a aceitação dos argumentos apresentados.
No caso do logo da copa de 2010, os argumentos são os mais variados: No início de junho deste ano, a vida do mais famoso médium do Brasil Chico Xavier, foi mostrada no cinema, por conta das comemorações do centenário de seu nascimento. Segundo consta a logo foi feio por uma agencia francesa chamada Richard A. Buchel. Apesar do Espiritismo ter se desenvolvido na França por influência da Alan Kardec, hoje ele é praticamente inexistente por lá. Por outro lado o Brasil é a maior nação espírita do Mundo
Observe a logo real em suas cores, ao lado sua assimilação subjetiva indireta e seguida temos a imagem do Médium Chico Xavier psicografando.
Na Simbologia Mística: A mão aberta com a face voltada para o observador simboliza a gratidão e humildade e na posição de cobrir o ‘rosto’, realmente significa vergonha, decepção, dor. Os dedos na posição em que se encontram com o polegar aberto, simbolizam uma taça, um cálice (neste ponto, tem tudo haver com o desenho). As demais mãos na parte superior significam, proteção ou vidência. A cor vermelha, (esta não tem nada haver, o seu uso na logo é muito estranho mesmo)… Vermelho é uma cor atribuída a guerra, por isso a encontramos em bandeiras de paises guerreiros e autoritarista. No mundo eclesiástico, está associada ao autoritarismo dos bispos, principalmente na idade média. É a cor do sangue, da morte. e da fome. Muitas cadeias de fastfoods a utilizam, pois instiga a fome. Também promove o consumismo. É adotada pelo Feng Shui para promover a circulação de dinheiro no comercio. No idealismo representa a utopia pelo derramamento de sangue ou sacrifício comunitário. Por outro lado, também representa a paixão, o amor violento, o fanatismo.
CURIOSIDADE
Chico Xavier morreu na noite de domingo de 30 de junho de 2002 aos 92 anos.
fonte- siti suprema verdade
Nenhum comentário:
Postar um comentário