Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Estão falindo a Educação? Por que ainda tem ditadura no Ceará?

22 de ago. de 2014

Estão falindo a Educação? Por que ainda tem ditadura no Ceará?

Em artigo enviado ao Blog, o professor Francisco Djacyr Silva de Souza questiona o modelo administrativo na Educação em Fortaleza. Confira:
Durante vários anos tentei fazer uma educação diferente pautada na atualização constante, na formação cultural e crítica dos alunos. Para isso montei um projeto de educação ambiental que teve grande sucesso perante aos alunos e muito pouco perante colegas e gestões. Por acreditar no projeto e bancá-lo com dinheiro de meu bolso – chegando a enfrentar a truculência e prepotência de diretores e gestores – hoje sinto-me triste por terem destruído o projeto. A proposta foi entregue ao próprio ex-secretário e deputado e também ao chefe de Distrito, por não encontrar guarida na execução da mesma, que trabalha com o simples em uma ação constante em educação ambiental, mas que não coaduna a atual gestão que tem proposta destruidora do ambiente.
Fico triste por pensarem assim, fico também às vezes até desmotivado por pensar que o que faço é uma subversão, é um pecado mortal. Talvez seja por isso que os educadores estão perdendo o elã e a vontade de fazer com que os índices da educação sejam satisfatórios. Há um equívoco grave no modelo de educação que está sendo gestado baseado na meritocracia que só funciona para puxa-sacos e amigos do Poder. Sinceramente, hoje vejo com tristeza este modelo que é gestado por pessoas que mal sabem o que é sala de aula e desconhecem o contexto socioeconômico de alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.
A educação não pode ficar a mercê deste modelo nefasto de poder que nega a autonomia da escola e faz com que os professores não tenham prazer de ensinar e não sejam motivados ao fazer. Que espécie de educação eles querem gerar? Que tipo de escola eles pensam? Escola eficiente com ditadura não funciona…
Educação apenas com regras, programas e currículos não conduz a nada e provoca apenas o desânimo e a desilusão. Concordo com formalidades, mas somente elas destroem a educação e é o que está ocorrendo com este modelo que vem se construindo na cidade, o que é uma verdadeira lástima e que vai provocar perdas enormes que perdurarão por muitos anos o que é muito bom para os atuais políticos, que nunca terão jeito… fonte Eliomar Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário