Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Deputados ainda buscam acordo para terminar votação do projeto da terceirização

22 de abr. de 2015

Deputados ainda buscam acordo para terminar votação do projeto da terceirização

Os deputados ainda buscam costurar um acordo para a votação da proposta que regulamenta aterceirização (Projeto de Lei 4330/04). De acordo com o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), que participou da reunião de líderes, encerrada há pouco, a tentativa é aprovar uma emenda com alterações gerais com o maior apoio possível. O tema é o único da pauta do Plenário desta quarta-feira (22).
“Está saindo desta reunião de líderes a apresentação de uma emenda que atenderia a demanda das bancadas e assim prejudicar as demais [demandas]”, disse Bueno. Com essa possibilidade, a votação pode ser menos demorada.
Ainda não há consenso, porém, entre o principal ponto de crítica das centrais sindicais, a ampliação da terceirização para as atividades-fim de uma empresa. Os sindicatos temem a precarização da relação trabalhista. O líder da Minoria, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), garantiu que a emenda em construção não mudará o texto do relator, deputado Arthur Oliveira Maia (SD-BA), nesse ponto.
Outro item tratado por emendas é a responsabilidade da empresa contratante em relação aos direitos trabalhistas. Há emendas que tornam essa responsabilidade solidária em todos os casos. Nesse tipo de responsabilidade, o trabalhador poderá processar a contratante e a contratada ao mesmo tempo, no caso de esta não honrar as obrigações trabalhistas e previdenciárias.
O terceiro ponto mais polêmico, e que deve constar da nova emenda, é a sindicalização dos contratados pela empresa de terceirização. O projeto não garante a filiação dos terceirizados ao sindicato dos empregados da empresa. A exceção já prevista no texto-base é para quando o contrato de terceirização for entre empresas da mesma categoria econômica.
Bueno confirmou, porém, que não houve nenhum pedido para adiar a votação. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, propôs um acordo para que a análise do texto fosse finalizada nesta semana.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Newton Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário