Na Sessão da Câmara Municipal de Sobral, fiquei pensando que os conhecimentos sobre a doença da Dengue, não esta sendo bem divulgados.
Vereadores em seus debates, quando falaram sobre a Dengue, colocaram o assunto sem conhecimento da doença e dos trabalhos que são desenvolvidos no combate ao mosquito Aedes aegypti. Fiquei me perguntando se os vereadores não sabem imagine o povo? Equipe de saúde (mobilização social) tem que divulgar mais.
Isso deixa qual quer profissional preocupado, quando estamos em uma guerra contra um mosquito assassino! Temos obrigação de repassar os conhecimentos para todos juntos possam vencer esta guerra. os tópicos falados pelos os vereadores, foram: Esta faltando medicação para matar o mosquito, Em Aracatiaçu tem Dengue hemorrágica, além da dengue esta apresentando por esse mosquito o chikungunya e Zika que é do mesmo jeito da Dengue. Mais foi positivo a preocupação dos vereadores por que fazem uma alerta ao Município e população.
Na verdade o que faltou foi o larvicida que é colocado nos depósitos com água.
Temperaturas altas somadas mais duas doença trazida pelo mesmo vetor da dengue – a Febre Chikungunya e ZIKA Vírus. As fortes chuvas têm feito com que as Prefeituras de todo o país intensifiquem as medidas de combate à dengue, já nos primeiros dias de 2015. Desde o final do ano passado, no entanto, um novo larvicida vem sendo utilizado em uma tentativa de otimizar os esforços para o controle do mosquito Aedes aegypti: o Pyriproxyfen este produto é que os profissionais estão utilizando no trabalho e estava faltando, mas na próxima semana estará em ação em todos os Municípios da Região Norte,. O produto em pó é considerado mais eficaz do que o Organofosforado Temefós Abatem, o Diflubenzuron e o Novaluron, seus antecessores.
O Pyriproxyfen é considerado mais eficiente, já que tem uma forma de atuação diferente de seus predecessores: a substância “imita” o hormônio juvenil do inseto interrompendo seu desenvolvimento em seu quarto estágio, causando anormalidade tanto na larva quanto na pupa e a sua morte. Dessa forma, a larva não morre imediatamente, mas tem seu crescimento inibido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário