Deputados estaduais de Iowa, nos EUA, aprovaram nesta quinta-feira (25) lei que permite que crianças de todas as idades usem armas de fogo.
Aprovada por 62 votos, com 32 votos contra, a lei permite que crianças com menos de 14 anos usem "uma pistola, um revólver ou munição" sob supervisão dos pais.
A lei agora vai a votação pelos senadores do Estado.
Atualmente, em Iowa, crianças já podem usar espingardas e armas de cano longo com supervisão dos pais, mas não pistolas ou revólveres. A nova lei mudaria isso, permitindo esse uso desde que os pais tenham pelo menos 21 anos de idade e mantenham "contato visual e verbal a todo momento com a pessoa supervisionada".
Pela lei, crianças não poderiam adquirir armas de nenhum tipo sozinhas.
"Elas estão eufóricas", comemorou News Nathan Gibson, de Iowa, sobre as filhas Meredith, 12, e Natalie, 10, na Foxnews.com.
A medida tem o apoio da Associação Nacional do Rifle (NRA, na sigla em inglês), mas grupos de conscientização sobre o uso seguro de armas fizeram forte oposição a ela.
"Não acho que crianças tenham o juízo necessário sobre o uso de armas e não têm idade suficiente para entender as consequências", disse o diretor-executivo da Iowans for Gun Safety, Jeremy Brigham à FoxNews.com.
Parlamentares democratas também se oposuram à medida.
"O que essa lei faz é permitir que crianças de um, dois, três, quatro anos de idade usem armas", disse a deputada Kirstin Running-Marquardt à rádio KCCI Des Moines. "Não precisamos de uma milícia de bebês."
Gibson rejeitou as críticas. "Um bom pai não vai pôr uma arma na mão de um bebê de 1, 2 oui 3 anos, e o pai que o fizer não vai prestar atenção às leis de todo modo", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário