Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : ESPIONAGEM NSA AMERICANA PODE MONITORAR CAÇAS BRASILEIROS GRIPEN SUECOS PODEM TER BRECHA GRAVE NO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

25 de jun. de 2016

ESPIONAGEM NSA AMERICANA PODE MONITORAR CAÇAS BRASILEIROS GRIPEN SUECOS PODEM TER BRECHA GRAVE NO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

A Suíça descobriu que a tecnologia de rádio utilizada pelos caças suecos Gripen, comprados pelo Brasil em dezembro passado e rejeitados pelos suíços em referendo, detém tecnologia americana com “certificado de tecnologia” da NSA (agência de segurança nacional dos EUA). A empresa Rockwell Collins, responsável pelo sistema, teria desenvolvido uma “porta dos fundos” que permite a NSA monitorar toda a comunicação e até as imagens capturadas pelos caças. A informação é do colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Os suíços rejeitaram os caças por serem caros, ainda que fossem US$ 5,5 milhões mais baratos, por unidade, que o valor pago pelo Brasil.
A julgar pela proposta de venda dos Gripen aos suíços, o Brasil pode ter concordado em pagar até US$198 milhões a mais pelos 36 caças.
Reportagem do jornal suíço Tages Anzeiger mostra que a tecnologia pode desligar a comunicação dos caças por completo, remotamente.
Em nota, o Ministério da Defesa informa que não tem conhecimento de “nenhuma notícia nesse sentido”. Agora tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário