O ministro da Defesa, Raul Jungmann, declarou nesta quarta-feira (24), que o presidente da República, Michel Temer, decretou, a pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ação de garantia de lei e da ordem em Brasília. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e é assinado, além do presidente e Jungmann, pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen.
Tropas federais já se encontram no Palácio do Planalto e nas redondezas. A Polícia do Exército está autorizada a garantir a segurança no Distrito Federal entre 24 e 31 de maio.
Essa ação é utilizada em graves situações de perturbação da ordem após "o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública".
"O senhor presidente decretou, por solicitação do senhor presidente da Câmara, a ação de garantia da lei e da ordem e, nesse instante, tropas federais se encontram neste palácio (Planalto), no Palácio do Itamaraty e logo mais estarão chegando tropas para assegurar que os prédios dos minsitérios sejam mantidos incólumes", disse o ministro da Defesa.
Segundo Jungmann, o protesto, em teoria, pacífico "degringolou na violência, no vandalismo, no desrespeito, na agressão ao patrimônio público e na ameaça às pessoas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário