Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : novembro 2013

30 de nov. de 2013

Deputado Estadual, Dr.Guimarães disse em sua entrevista na Radio Tupinambá que o Vereador Fredin esta passando por problemas, mas não apontaram quais e deixou um ponto









O Deputado Estadual do PV Dr. Guimarães, esteve concedendo entrevista no Programa Oliveira domingos na radio Tupinambá, o mesmo falou sobre vários assuntos da política alguns ouvintes se colocaram com voto de pesar pela a morte de seu Genitor. O Deputado falou muito pouco da política em Sobral no que se refere o partido PV e seus filiados, segundo o apresentador do programa falou que um ouvinte perguntou se o Deputado não ia dar mais apoio ao Vereador Fredin, porque o mesmo disse que não vota no Deputado?
O Deputado Dr. Guimarães respondeu que vai continuar dando apoio político aos filiados, pois o mesmo falou das dificuldades que o partido do PV não tem verbas e o mesmo é que mantém o diretório em Sobral com o seu próprio suor, e sobre o apoio ao Vereador fredin, segundo o Deputado gosta muito dele, e que o Vereador esta passando por vários problemas e a credita que o Vereador vai sair destes, quando o Vereador começa trabalhar pra valer.
Perguntas que não vai calar:
Quais os Problemas do Vereador Fredin?  Porque o Vereador não esta trabalhando?
Os problemas estão afetando o trabalho no parlamento? As denuncias e o trabalho de fiscalizar o Executivo esta afetando estes problemas que o Deputado se refere?
Com a Resposta o Vereador?

29 de nov. de 2013

O " não Voto" Segundo os seus idealizadores nesta eleições será maior que o primeiro : Movimento fará cortejo para defender o "Não voto"

O Movimento Sair do Capitalismo e o Grupo Crítica Radical, coordenados pela ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luíza Fontenele, e pela ex-vereadora Rosa da Fonseca, vão lançar com cortejos em vários Municípios do Ceará,  o projeto “Saída pra vida plena de sentido”.
Segundo Rosa da Fonseca, os cortejos percorrerá as principais cidades. O movimento é contra o Capitalismo e, no evento, defenderá a tese de que o eleitorado não deve votar como forma de protestar contra o regime. Segundo os organizadores, enquanto houver Capitalismo, nenhuma eleição conseguirá promover mudanças que valorizem a vida humana.
O movimento já realizou vários eventos:
No dia 24/09, das 7:30h às 9:30h aconteceu na Faculdade Católica de Fortaleza mais um lançamento com debate do livro Projeto Alternativo e apresentação da proposta do Não Voto.
Estudantes e professores participam atentamente do debate
ESTUDANTES E PROFESSORES PARTICIPAM ATENTAMENTE DO DEBATE

A iniciativa do Movimento Sair do Capitalismo e Grupo Crítica Radical contou com a acolhida da direção, de professores e estudantes da Faculdade que    compareceram em peso ao auditório no antigo Seminário da Prainha
Além do Pe. Almir Magalhães, diretor e professor da Faculdade, que inicialmente fez uma rápida abertura sobre a temática do evento, fizeram parte da mesa Maria Luiza Fontenele, Rosa Fonsêca Jorge Paiva que apresentou o Projeto Alternativo e a proposta do Não Voto no contexto da trajetória do grupo. Em primeiro lugar foram esclarecidas as circunstâncias em que se deram as descobertas e aprofundamento das questões teóricas, em particular a crítica radical do fetichismo e das categorias fundantes do capitalismo e os elementos que configuram a fronteira histórica do capitalismo. Em segundo lugar, do ponto de vista prático, a ruptura que realizaram com a política, a proposta do Não Voto e o empenho na construção de um novo movimento social na perspectiva da emancipação humana.

Jorge Paiva apresenta o Projeto Alternativo
JORGE PAIVA APRESENTA O PROJETO ALTERNATIVO


Durante cerca de duas horas várias questões polêmicas foram levantadas e debatidas, ficando evidente a necessidade de um aprofundamento maior e com mais tempo da referida temática.

CAMPOS E MARINA NÃO CONCORDAM SOBRE PALANQUES ESTADUAIS CAMPOS E MARINA SILVA SE DESENTENDERAM SOBRE PALANQUES ESTADUAIS

O governador Eduardo Campos e a ex-ministra Marina Silva divergiram nesta quinta-feira, 28, publicamente sobre a formação de palanques nos Estados para as eleições de 2014. Enquanto Marina defendeu a tese de lançar candidatura própria, Campos desconversou e disse que as decisões estaduais deverão beneficiar o projeto nacional. Atualmente, PSB e Rede enfrentam dificuldades em chegar a um consenso em importantes colégios eleitorais, como São Paulo e Minas.
As opiniões contraditórias foram manifestadas durante o lançamento do site Mudando o Brasil, em São Paulo. Até fevereiro, o documento que vai pautar a discussão do programa de governo PSB-Rede estará disponível na internet, para que as pessoas possam colaborar com o processo, dando sugestões sobre temas como “reforma do Estado”, “valorização da biodiversidade e dos recursos naturais” e “segurança pública”.
Nesta quinta-feira, ao ser questionada sobre a situação paulista, a ex-ministra do Meio Ambiente defendeu o lançamento de um nome próprio no Estado. “Nós, da Rede, estamos trabalhando para ter candidatura própria”, afirmou Marina. Ela disse, no entanto, que não há nada acertado, e que a discussão está no início. “Nós estamos apenas no começo, ainda haverá muitas surpresas pela frente.”
Campos, por sua vez, defendeu que é hora de pensar na candidatura nacional, mas deixou claro que não fará interferências nas discussões que já tinham sido iniciadas nos diretórios estaduais. “O debate regional vai vir depois do nacional. Isso está muito claro para nós. Agora, nós não vamos atropelar direção regional nenhuma. Vamos respeitar o diálogo e o debate dentro do partido em cada Estado”, afirmou.
Apesar da resistência de Marina, a articulação entre PSDB e PSB é considerada pelos tucanos como “irrevogável”. O governador Geraldo Alckmin tem pressionado para que o partido antecipe o anúncio do apoio à sua reeleição. Campos teria dado sinal verde para a aliança, que inclui a indicação do deputado Márcio França (PSB-SP) como vice da chapa.
A expectativa no Palácio dos Bandeirantes é de que o governador de Pernambuco aproveite uma visita ao Estado na próxima segunda-feira para deixar claro que apoia a dobradinha. A pressão da Rede, contudo, pode adiar esse movimento. “A análise dos Estados será feita sem pressa. Essas definições serão submetidas ao diretório nacional e só devem sair depois do carnaval”, pondera Carlos Siqueira, secretário-geral do PSB.
Mudança
Durante a apresentação do primeiro documento fruto da aliança entre o PSB e a Rede, Marina voltou a afirmar que quando decidiu entrar para a legenda, em outubro, sabia que Campos preparava a sua candidatura à Presidência e que a parceria tinha como objetivo ajudá-lo nesse projeto.
Os dois aliados repetiram ainda o mantra de que irão manter as conquistas econômicas e sociais alcançadas no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Campos, no entanto, apostou no discurso de “mudança” e, ao criticar a polarização entre PT e PSDB, colocou o seu nome como uma opção de terceira via.
“Esses dois pilares foram importantes, mas eles hoje são insuficientes para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro. É preciso ir adiante. E é exatamente para saber como ir adiante que nós estamos aqui lançando este documento.”
O tom adotado pelo pernambucano é muito parecido com o de Lula, em 2002. Na época, o petista também se colocava como uma opção de “mudança segura”, ao garantir que os avanços na economia não seriam perdidos. Campos, que fez parte dos governos petistas até setembro, pretende ainda lançar um documento no qual irá deixar claras suas intenções na condução do País caso venha a ser eleito, algo bastante parecido com a “Carta ao Povo Brasileiro” apresentada por Lula em 2002. AE
fonte D. do Poder

Mais de 70% dos jovens que não estudam nem trabalham são mulheres


Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um em cada cinco jovens brasileiros de 15 a 29 anos não trabalhava nem frequentava a escola em 2012, sendo que cerca de 70% eram mulheres. Os números são resultado da Síntese de Indicadores Sociais – Uma Análise das Condições de Vida dos Brasileiros, divulgada hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo, chamado de nem-nem, reúne 9,6 milhões de pessoas e era maior entre os jovens de 18 a 24 anos de idade (23,4%). No subgrupo de 15 a 17 anos, a proporção foi 9,4%.
Entre as mulheres nem-nem, 58,4% tinham pelo menos um filho. A proporção cresce com a idade: 30% das meninas com idade entre 15 e 17 anos, 51,6% entre 18 a 24 anos e 74,1% do grupo entre 25 e 29 anos.
Aos 19 anos, Thayane dos Santos é mãe de Carlos, de 2 anos. Ela mora na casa da mãe dela com mais dois irmãos. A jovem terminou o ensino médio, mas não estuda nem trabalha. “Não tenho quem fique com ele [Carlos], porque minha mãe trabalha e meus irmãos estudam. Não há creche pública perto de casa e os trabalhos que encontrei pagavam pouco e não daria para eu pagar alguém para cuidar dele”, explicou Thayane, ao contar que teve uma oportunidade de trabalhar em casa de família e em uma loja, mas recusou por causa do filho.
De acordo com a coordenadora-geral da pesquisa, Ana Lúcia Saboia, não é possível atestar uma causa direta entre ter filho e não trabalhar nem estudar. “Precisamos ter uma estrutura melhor de creches, por exemplo. Nós mulheres sabemos como é difícil conciliar trabalho com filho”, comentou ela.
Entre as pessoas de 15 a 17 anos de idade que não frequentavam escola e não trabalhavam, 56,7% não tinham o ensino fundamental completo, embora devessem estar cursando o ensino médio, segundo as recomendações do Ministério da Educação.
Em relação as pessoas de 18 a 24 anos, que deveriam ter ao menos o ensino médio completo, somente 47,4% das que não trabalhavam e não estudavam tinham completado esse nível de ensino. A maioria (52,6%) tinha o ensino médio incompleto.
Segundo os pesquisdores, a situação é preocupante para as pessoas de 25 a 29 anos que não trabalhavam e não estudavam, uma vez que 51,5% tinham ensino médio incompleto, 39,2% completo e 9,3% ensino superior incompleto ou completo.
Segundo o IBGE, entre as mulheres de 15 a 17 anos que não tinham filho, 88,1% estudavam e somente 28,5% das que tinham um filho ou mais estudavam. Um total de 68,7% delas não estudavam nem completaram o ensino médio.
No grupo de mulheres de 18 a 24 anos de idade, 40,9% daquelas que não tinham filho ainda estudavam, 13,4% não estudavam e tinham até o ensino médio incompleto, 45,6% não estudavam e tinham pelo menos o ensino médio completo.
No mesmo grupo etário, entre aquelas que tinham filho, somente 10% estudavam, 56,7% não estudavam e tinham até o ensino médio incompleto, 33,3% não estudavam e tinham pelo menos o ensino médio completo.
Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Manifestantes continuam na Assembleia; Deputados criticam investimentos do GovernoEstudantes e professores das universidades estaduais estão no hall de acesso ao plenário desde a noite da quarta-feira, 27, cobrando a pauta de negociações com o Governo

Os manifestantes que reivindicam melhorias para as universidades estaduais do Ceará continuam ocupando o prédio da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 28. Além dos ocupantes do hall de entrada da Casa, outro grupo está do lado de fora do prédio. No plenário, os deputados debateram a situação de investimentos na educação superior.Estudantes e professores das universidades estaduais estão no hall de acesso ao plenáriodesde a noite da quarta-feira, 27, cobrando a pauta de negociações com o Governo do Estado.
Do lado de fora da AL, estão representantes de vários movimentos que levaram ao local um documento que lista falhas do Governo Estadual, referentes a meio ambiente, dentre outros temas. A sentença é elaborada pelo que eles chamam de “tribunal do povo”. O grupo está no estacionamento da Assembleia. No interior da Casa, o Batalhão de Choque faz a segurança do local.
 O presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque(Pros), e a Mesa Diretora da Casa continuam, hoje, as negociações com grupo que ocupou a sede do legislativo estadual, segundo o Blog do Eliomar.

Durante o encontro, José Albuquerque e os deputados Tin Gomes (PHS), Sérgio Aguiar (PROS), Lucílvio Girão (SDD), Manoel Duca (PROS), Júlio César Filho (PTN), José Sarto (PROS) e Osmar Baquit (PSD) ouviram os manifestantes sobre os pontos da pauta. Também participou do encontro o vereador por Fortaleza, Deodato Ramalho (PT).
Plenário
Durante o expediente legislativo, o investimento do Governo do Estado para as universidades foi criticado pelo deputado Heitor Férrer (PDT). Ele destacou os gastos do Governo com diversas obras, como a construção da ponte estaiada (R$ 386 milhões), por exemplo, e a contratação de bandas de forró (R$ 81 milhões). “Nesse mesmo período, Cid só investiu R$ 120 milhões nas universidades estaduais. Um valor vergonhoso, que só evidencia esse desprestígio”, disse.O deputado Dr. Guimarães também ressaltou que os governistas “não discutem a pauta real da greve, que é a questão da infraestrutura das universidades” e pontuou que a “mesa de negociação é formal, não existe na prática, é mais um recurso de oratória”, disse. “Sem um Acquario, o Estado continua, sem uma universidade a situação ficará periclitante”, completou. Já o deputado João Jaime criticou que, no Estado, dinheiro é destinado a áreas que não são prioridades. 
O líder do governo, José Sarto (Pros), rebateu as críticas e apresentou os números do investimento do atual governo e da gestão anterior. “O governo passado, no ano de 2006, investiu R$ 99.331.20,80 nas três universidades estaduais. Em 2012, Cid investiu R$ 294.676.160,57, quase que triplicou”, afirmou Sarto. Ele destacou a proposta do governador Cid Gomes (Pros) de se reunir com representantes da UECE, UVA e URCA em janeiro, após o fim do período letivo, previsto para 20 de dezembro, e das festas de fim de ano. 
O deputado Osmar Baquit também defendeu a atual gestão, dizendo que “as universidades já estiveram piores”.

Redação O POVO Online
com informações da repórter Sara Oliveira

Luizianne defende palanque triplo para Dilma no CearáAlém de defender que o PT Ceará apresente candidatura própria em 2014, ex-prefeita não descarta possibilidade de disputar o pleito. Neste momento, vive o dilema pessoal entre ser cabo eleitoral ou candidata

A dias de deixar a presidência estadual do PT, a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), afirma que vai militar pela candidatura própria do PT nas eleições para o Governo do Estado em 2014. “Não é tese de briga, não. Estamos diante de duas possíveis candidaturas de aliados, o PMDB e o Pros. Se o Pros deve ter candidato, se o (senador) Eunício (Oliveira, do PMDB) quer ser candidato e se vamos ter que nos dividir entre dois aliados, então por que não lançar nossa candidatura?” Na opinião dela, o grande desafio do novo presidente estadual do PT, Diassis Diniz, que tomará posse no próximo dia 6, às 19 horas na sede do PT, será esse. Luizianne admite que Diassis defende a tese de palanque unificado, mas defende que o PT terá muitos debates até tomar a decisão coletiva em 2014. “O PT é um dos maiores partidos políticos do país. Ficar de legenda coadjuvante dum Pros? Com (o ex-deputado federal) José Roberto Arruda, (presidente do Pros, Joaquim) Roriz, com a corja toda que tá lá?”, alfinetou.
Se a tese de Luizianne avançar, a presidente Dilma Rousseff (PT) teria a possibilidade de três palanques no Ceará. “Se tem três candidatos a governador pedindo voto pra Dilma, ela não perde nada, só ganha. Se eu fosse ela, aproveitava os três palanques”. Luizianne argumenta que o governador Cid Gomes (então no PSB, hoje no Pros) lançou candidato à Prefeitura de Fortaleza, em 2012, assumindo oposição ao PT e não deixou de apoiar a Dilma. Ao falar de Cid, Luizianne reafirmou a decepção. “Esse governo é um desastre. Extravagante, cheio de picuinha, corrupção”.
Como a definição do cenário local depende da conjuntura nacional, Luizianne avalia que o PT precisa ter humildade. “O povo me ensina sempre: o mundo gira e gira rápido. Então tudo o que está pode não estar. Precisamos ter muita humildade diante do que vem pela frente. As manifestações de julho comprovaram isso”.
Dilema pessoal
Segundo ela, em visita ao Ceará em fevereiro, o ex-presidente Lula teria lhe pedido que se preparasse para tudo, inclusive para ser a candidata ao Governo do Estado. “Eu estou ainda num dilema pessoal: entre ser candidata a nada, ser cabo eleitoral ou ser candidata a qualquer coisa, governadora, deputada federal. Essa é uma decisão que tenho que tomar mesmo, de vida”. O que vai ser decisivo? “Acho que eu me encantar, ver alguma luz no fim do túnel nessa política do Ceará, que, na minha opinião, está medíocre”.
 Multimídia
Confira entrevista exclusiva com Luizianne Lins: http://bit.ly/1iYd9TG
fonte - o povo

27 de nov. de 2013

Morre no Rio o ex-jogador Nilton Santos


Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ex-jogador Nilton Santos, craque da Seleção Brasileira de Futebol nos campeonatos mundiais de 1950, 1954, 1958 e 1962, morreu às 15h50 de hoje (27), aos 88 anos, no hospital da Fundação Bela Lopes, em Botafogo, onde estava internado, com  infecção pulmonar. Nilton Santos, que, além da seleção brasileira, jogou apenas no Botafogo, sofria há anos do mal de Alzheimer.
O corpo do ex-jogador está sendo velado na sede do Botafogo, na Rua General Severiano, no bairro de mesmo nome. O sepultamento está previsto para amanhã (28), às 16h, no Cemitério São João Batista,também em Botafogo.
Conhecido como “a enciclopédia do futebol”, por seus conhecimento sobre o esporte, o bicampeão mundial Nilton Santos foi eleito pela Fifa, em 2000, como o melhor lateral-esquerdo de todos os tempos. Ele disputou 84 partidas pela seleção brasileira, pela qual fez três gols.
Ídolo do Botafogo, foi também o jogador que mais atuou em partidas pelo clube: 723 jogos em 16 anos. Carioca da Ilha do Governador, nascido em 16 de maio de 1925, Nilton Santos começou a carreira em 1948 no Botafogo. O time em que sempre jogou, hoje o homenageia com uma estátua em frente à sede do clube, na Rua General Severiano.
Em nota oficial, o Botafogo de Futebol e Regatas lamentou o falecimento do ídolo. “Tão adorado quanto Garrincha. Tão respeitado quanto Pelé. Com sua habilidade e categoria, Nilton Santos ultrapassou o conceito de maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial. Ao ser chamado de "enciclopédia do futebol", teve de forma definitiva o merecido reconhecimento de sua incrível capacidade de encantar o torcedor.”, diz a nota.
De acordo com texto publicado no site do clube, segurança na marcação era uma de suas virtudes como jogador. "Com sua dinâmica de jogo, tornou-se o precursor dos laterais que buscavam o ataque, tendo marcado um gol na Copa de 1958, contra a Áustria, fato raro na época em que lateral era apenas marcador de ponta. Se, taticamente, tinha sua importância para o esquema do Botafogo e da seleção, foi fora de campo que marcou um de seus mais belos gols: quando, após enfrentar Mané Garrincha num treino, Nilton praticamente forçou o Botafogo a contratar o então desconhecido ponta-direita”, diz ainda  a nota do clube.
Em nota, a  Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disse que Nilton Santos foi um jogador "à frente de seu tempo: um lateral-esquerdo que tinha como característica ajudar o ataque, com suas investidas pelo lado do campo. "Jogador de estilo clássico, daqueles que dificilmente davam 'carrinho' para desarmar um atacante, Nilton se gabava brincando com a frase futebol foi feito para jogar com de cabeça em pé, não deitado", lembrou a CBF.os os brasileiros apaixonados pelo bom futebol.
O presidente da CBF, José Maria Marin, decretou luto e determinou a observação de um minuto de silêncio em todas as partidas das competições organizadas pela entidade. O luto e o minuto de silêncio valem também pelos dois operários mortos hoje em um no Itaquerão, em São Paulo.
Em seu site, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) destacou que o ex-jogador foi uma das maiores referências do futebol mundial. Segundo a Fifa, o lateral esquerdo Nilton Santos fez história com a camisa da Seleção Brasileira e do Botafogo entre os anos 50 e 60.

Edição: Nádia Franco//O texto foi ampliado às 20h05 com a inclusão de informações sobre o velório e o sepultamento do ex-jogador Nilton Santos, às 21h04, com a nota da CBF sobre a morte do jogador e, às 21h09, com a mensagem da Fifa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Deputado Dr. Guimarães critica investimentos do governo com educação

Dr. Guimarães (PV) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa e teceu críticas aos investimentos do Governo do Estado comparando o que é gasto com educação e obras públicas. O deputado afirmou que em 2013 a quantia de investimento para a Universidade Estadual do Ceará foi de 12,5 milhões. O parlamentar relembrou o show do tenor Plácido Domingos e afirmou que o Governo pagou quase 25% do que foi investido em uma universidade para realizar o evento para um número mínimo de convidados.
Guimarães também criticou os investimentos na construção do Acquário Ceará e afirmou que não foi feito nenhum estudo sério que comprovasse que com o novo equipamento o número de turistas cresceria no Estado. O deputado declarou que nenhum governante pode “ficar no Olimpo impondo regras” e, ao invés disso, deve escutar o povo.

Deputados criticam imposto sobre valorização de imóvel proposto por CidHeitor Férrer lamentou que o governador, ao contrário da necessidade de desoneração dos impostos, esteja aumentando a carga tributária dos cearenses

A proposta do Governo Estadual de efetivar acobrança de imposto sobre a valorização de um imóvel perto do qual foi realizada obra pública foi criticada por deputados, durante o primeiro expediente da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 27. O deputado Heitor Férrer(PDT) afirmou que a proposta do governador é inaceitável. “O cidadão vai pagar por uma obra que ele mesmo bancou”, disse Heitor.

A mensagem enviada por Cid Gomes, na sexta-feira, 22, se baseia no artigo 145 da Constituição Federal que estabelece o direito à cobrança da chamada “Contribuição de Melhoria”. Ela deve acontecer em decorrência de valorização imobiliária motivada por obras públicas realizadas pelo Estado do Ceará. 

Durante discurso, Heitor Férrer considerou que a matéria é “abusiva e amoral e não pode prosperar”. “Nós, deputados, não podemos aprovar mais um imposto para o povo do Ceará pagar”, ressaltou. Ele questionou obras que podem causar desvalorização de imóveis, como presídios e estação de tratamento, e que não estaria previstas na Lei qualquer tipo de indenização. 


De acordo com a proposta, o pagamento da contribuição abrange um raio de quatro quilômetros da obra construída pelo Governo. Heitor lamentou que o governador, ao contrário da necessidade de desoneração dos impostos, esteja aumentando a carga tributária dos cearenses.

O deputado Antônio Carlos (PT) criticou a cobrança e citou como exemplo a obra do estádio Castelão. Segundo ele, a previsão era de maior valorização da área, o que, diz ele, não aconteceu como o esperado. Eliane Novais (PSB) ressaltou a obra do Acquario. “A população vai pagar por uma obra que não é prioridade para o Estado e a sociedade não pediu. A população vai pagar por uma obra que é um mimo do governador”, disse Eliane. 

Defesa do governo
O líder do governo na AL, deputado José Sarto (Pros), defendeu que o governador não vai criar um novo imposto, mas efetivar uma cobrança garantida por lei. Ele criticou que há desconhecimento da matéria e que o objetivo não é atingir as pessoas pobres. “Imóveis que têm seu valor de venda em até 91 mil reais ou proprietários que tenham renda de até R$ 1.064 não serão atingidos. Vai ser atingido o fazendeiro, o especulador imobiliário, o rico, é exatamente o contrário do que se está dizendo aqui”, defendeu. 

“Aqui, em Fortaleza, é difícil achar uma casa de 90 mil reais, nem as do Minha Casa, Minha Vida são nesse valor, partem de R$ 100 mil. Peça para o governador retirar, não é uma hora boa, talvez o objetivo seja outro, mas esse projeto é pesado para o trabalhador”, rebateu o deputado João Jaime

Redação O POVO Online

26 de nov. de 2013

PERNAS CURTAS LAUDO CONFIRMA FARSA E GENOINO PODE VOLTAR À PAPUDA LAUDO MÉDICO CONFIRMA: GENOINO NÃO PRECISA FICAR EM CASA PARA SE TRATAR

Os exames comprovaram que Genoino não está mal como fez parecer
O resultado da perícia dos cardiologistas da Universidade de Brasília (UnB) confirmou a farsa do ex-presidente do PT e deputado licenciado José Genoino ao fingir sofrer um infarto para ganhar o benefício da prisão domiciliar. Toda a encenação da última semana, no entanto, acabou desmascarada. O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, pode agora colocar de novo o deputado corrupto atrás das grades. Há, inclusive, risco de aumento de pena devido à farsa montada para forçar o Judiciário a deixa-lo cumprir pena em casa.
Os médicos da Universidade de Brasília descartam a necessidade de tratamento do parlamentar em casa. Os profissionais disseram que o estado de saúde de  Genoino “não se caracteriza como grave” e que ele pode perfeitamente receber o tratamento no Complexo Penitenciário da Papuda, onde estava preso na semana passada. As declarações dos profissionais isentos da Universidade vão contra o laudo do Instituto Médico Legal, que considerou a saúde do parlamentar “grave”. Até mesmo o governador Agnelo Queiroz, que é médico, alegou que Genoino deveria deixar a prisão devido “ao estado de saúde que merece cuidados especiais”.
Essas informações fizeram com que Joaquim Barbosa concedesse a prisão domiciliar temporária até que fosse liberado essa perícia neutra. No texto, médicos reforçam que os remédios “devem ser rigorosamente mantidos enquanto perdurar o tratamento anticoagulante, não sendo imprescindível, para tanto, a permanência domiciliar fixa do paciente, salvaguardadas as condições para o devido controle periódico do tratamento”.
Os médicos que assinam o laudo têm currículo invejável pela categoria. Foram indicados os doutores Luiz Fernando Junqueira Júnior, que é PhD e professor titular de Cardiologia da UnB; Alexandre Visconti Brick, professor doutor de cirurgia cardiovascular da UnB, que também é PhD. Também participo Fernando Antibas Atik, médico com PhD em cirurgia cardiovascular e preceptor da residência em Cardiologia UnB e também do Instituto de Cardiologia; Cantídio Lima Vieira, que é médico cardiologista do HUB e especialista em perícia médica; e Hilda Maria Benevides da Silva de Arruda, médica cardiologista do HUB e mestre em Cardiologia.
fonte - D do Poder

STF TEM 834 AÇÕES CONTRA POLÍTICOS ACUSADOS DE CORRUPÇÃO SUPREMO TEM 834 AÇÕES DE CORRUPÇÃO CONTRA POLÍTICOS PARA JULGAR

A prisão de condenados do mensalão chama a atenção para outras 834 ações ou inquéritos contra políticos que tramitam no Supremo Tribunal Federal. Em 36% dos casos existem indícios fortes de crimes como lavagem de dinheiro, desvio de recursos, falsidade ideológica e até homicídio.
Desde a Constituição de 1988, quando passou a ser foro privilegiado de autoridades, o STF pôs na cadeia dois deputados com mandato – Natan Donadon, que era filiado ao PMDB de Rondônia, acusado de desviar dinheiro da Assembleia Legislativa do Estado, e o deputado licenciado José Genoino (PT-SP).
Os deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), que, como Genoino, foram condenados no escândalo do mensalão, aguardam em casa uma decisão do ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal e presidente do Supremo. Os mandados contra Costa Neto e Henry podem ser expedidos ainda nesta semana.
João Paulo Cunha (PT-SP), o quarto deputado federal condenado no mensalão, ainda terá um recurso analisado antes que sua pena seja executada.
Nos últimos anos, outros cinco deputados em atividade chegaram a receber a pena de prisão por cometerem irregularidades no exercício de cargos públicos, mas não há previsão a médio prazo de serem presos – ainda aguardam julgamento dos recursos. Ou, em boa parte dos casos, já tiveram as penas prescritas pela demora no julgamento das ações penais.
Um dos processos mais antigos contra políticos completa 29 anos. Desde 1984, o inquérito para investigar o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) por suposto desvio de recursos do Banpará passou por diversas instâncias da Justiça.
Há nove anos, o STF considerou que havia indícios suficientes para tornar Jader um réu, isto é, abrir uma ação penal. Na época, o inquérito contra ele estava perto de prescrever. A ação começou a correr, mas a defesa do senador conseguiu protelar uma decisão final sobre o caso. Jader ainda responde a dois inquéritos (investigação) e a outras cinco ações (acusação formal).
“Na minha opinião, os inquéritos e as ações não vão dar em nada”, afirma o advogado José Eduardo Alckmin, que defende o parlamentar. “As acusações não têm consistência. Há deduções absurdas, sem provas.”
No Senado, 28 parlamentares são investigados no Supremo. A lista inclui praticamente toda a Mesa Diretora da Casa.
Deputados
Um dos deputados com mais investigações no STF, Abelardo Camarinha (PSB-SP), três vezes prefeito de Marília, enfrenta quatro ações penais e sete inquéritos, a maioria por calúnia e injúria. No ano passado, ele foi condenado por uso indevido de dinheiro público durante mandato de prefeito. A pena de prisão de quatro meses foi substituída por multa de R$ 40 mil. Não precisou fazer o depósito porque a pena prescreveu. Ao contrário do que pregam muitos, Camarinha afirma que o foro privilegiado para parlamentares é um “engodo” e reclama que as autoridades não podem recorrer de decisões do STF. Por isso, diz preferir ser julgado pela primeira instância. “Se meus processos fossem para o Tribunal de Justiça, eu poderia recorrer ao STJ.”
Há dois anos, o Supremo condenou o deputado Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) a três anos, um mês e dez dias de prisão por trocar cirurgias de laqueadura por votos, durante campanha a prefeito de Marabá (PA) em 2004. A execução da pena nunca saiu. O mesmo ocorreu com o ex-deputado José Fuscaldi Cesílio, o Tatico, do PTB de Goiás. Em 2010, ele foi condenado a sete anos de prisão por não fazer a contribuição previdenciária de funcionários do curtume da família. A defesa de Tatico entrou com embargo declaratório. Joaquim Barbosa chegou a pedir, neste ano, a prisão imediata de Tatico, que não está mais na Câmara, mas continua solto.
Em 2004, o ex-senador e hoje deputado Sebastião Rocha (PDT-AP) apareceu na TV algemado e escoltado por agentes da Polícia Federal. A Operação Pororoca apontou Rocha como participante de um esquema que teria desviado R$ 103 milhões de recursos federais no Amapá. Quando Rocha assumiu a cadeira na Câmara em 2009, o processo contra ele subiu para o STF. “Agora, no caso do mensalão, o PT reclama da exposição dos seus condenados. Mas foi o Márcio Thomaz Bastos, na época ministro da Justiça, que mandou a Polícia Federal me algemar. Foi o PT quem inventou essa história de algemas para expor as pessoas no Brasil.” AE
fonte D. do Poder

Esta matéria mostra os a cordos políticos e benefícios entre eles e o povo? DILMA PROMETE MINISTÉRIO A SENADORES DO PTB DILMA PROMETE A SENADORES DO PTB E CARGO NO PRIMEIRO ESCALÃO

A presidenta Dilma Rousseff prometeu um ministério do seu governo ao PTB, durante almoço nesta terça-feira no Palácio Alvorada, que se estendeu até as 16h. O almoço reuniu senadores do bloco PTB-PR-PRB-PSC, liderado pelo senador Gim Argello (DF), e foi considerado “muito positivo” pelos parlamentares.
Durante a reunião, o senador e ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL) lembrou à presidenta a necessidade de o seu partido ser contemplado com um ministério. Dilma concordou e perguntou qual a pasta interessa ao partido. Gim Argelo pediu objetivamente, para o PTB, o Ministério da Integração Nacional, reivindicado também – segundo lembrou a presidenta – pelo PMDB, pelo PROS e pelo PT.
Apesar de destacar as dificuldades para essa opção, Dilma reconheceu que o PTB e demais partidos do bloco de fato merecem um ministério, destacando a “lealdade” dos seus integrantes a seu governo.
Os senadores saíram do almoço com a certeza de que ganharão um ministério, na reforma prevista para este final de ano

25 de nov. de 2013

STJ decide que Igreja Católica deve indenizar menor que sofreu abuso sexual



André Richter
Repórter da Agência Brasil 

Brasília - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a decisão que condenou a Igreja Católica a pagar indenização de R$ 100 mil a um menino que sofreu abusos sexuais. O abuso foi cometido por um padre da Mitra Diocesana de Umuarama (PR) em 2002, quando a vítima tinha 14 anos de idade. Os ministros entenderam que uma entidade religiosa é a responsável civil pelos crimes sexuais cometidos por religiosos da denominação contra menores. A decisão foi divulgada hoje (25).
Os ministros da Terceira Turma do STJ julgaram um recurso da Mitra Diocesana contra decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) que também reconheceu a responsabilidade solidária da igreja e determinou o pagamento da indenização. A Mitra declarou que não era responsável por um ato de terceiro e alegou que o prazo para a pedir a reparação estava prescrito, pois a ação foi ajuizada mais de três anos após o abuso.
Por unanimidade, os ministros entenderam que a diocese é a responsável civil pelo crime, por existir relação de dependência entre o padre e a igreja. “A gravidade dos fatos reconhecidos em juízo, sobre crimes sexuais praticados por religiosos contra menores, acarreta responsabilidade civil da entidade religiosa, dado o agir aproveitando-se da condição religiosa, traindo a confiança que nela depositam os fiéis”, estabeleceu o tribunal.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Com Marina na vice, Campos ultrapassa Aécio em pesquisa do IpespeA situação ocorre quando o nome da ex-senadora Marina Silva aparece como vice do socialista

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Sociais Políticas e Econômicas (Ipespe)e divulgada pela revista Época nesta segunda-feira, 25, revela, pela primeira vez, a ultrapassagem do governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) sobre o pré-candidato do PSDB ao Planalto, senador Aécio Neves. Segundo dados do levantamento, a situação ocorre quando o nome da ex-senadora Marina Silva (PSB) aparece como vice do socialista.

Na situação Campos/Marina, a pesquisa aponta 18% ao governador de Pernambuco contra 17% de Aécio Neves. A pesquisa incluiu o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) como vice do senador tucano. Mesmo com a movimentação, a presidente Dilma Rousseff (PT) continua levando a melhor, alcançando 41% em chapa com Michel Temer (PMDB) de vice.

O Ipespe simulou ainda a votação de pré-candidatos quando associados com seus principais cabos eleitorais. A presidente Dilma recebe 45% dos votos quando tem seu nome claramente relacionado com o ex-presidente Lula (PT). Já Campos, ao ser associado com Marina Silva, alcança 16%. Mais uma vez, quem fica em terceiro lugar é Aécio, que soma 15% quando ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 20 de novembro, a pedido do PSB.


Redação O Povo Online com informações da Revista Época

22 de nov. de 2013

NEPOTISMO EM SOBRAL II.


Vereador Fredim Jaibaras denunciou esta semana ao ministério
 público, caso de nepotismo e duplicidade de cargos na Prefeitura
 Municipal de Sobral.
O portal de transparência deixa claro que no dia 02/01/2013 foi
 lotado nos cargos comissionados no Gabinete do Prefeito, 
com ato de nomeação nº 11199/2013 e na Secretaria de 
Agricultura e Pecuária com nomeação nº 11744/2013 o Senhor
Luciano Arruda Coelho Filho, Lucianinho.
Em uma prefeitura pobre e omissa aos pagamentos de direitos 
trabalhistas e deveres junto aos seus fornecedores, o irmão do
 prefeito em dois cargos comissionados, é uma vergonha.
Temos denuncias que diversos amigos dos gestores também estão 
lotados em Secretarias, Associações e Cooperativa mas só 
iremos pronunciar nomes e cargos quando for 
comprovados e denunciados aos órgãos competentes. 
 ACORDA SOBRAL
fonte - blog sobral sem máscara.

21 de nov. de 2013

MP COMBATE NEPOTISMO EM SOBRAL

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do 7º Núcleo 
de Tutela Coletiva de Sobral, ajuizou ontem (20) uma ação civil
 pública de improbidade administrativa contra o prefeito de 
Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto (Veveu Arruda), 
pela prática de nepotismo. A ação é assinada pelos promotores
 de 
Justiça Francisco Roberto Caldas Nogueira Pinheiro, André Luis 
abosa de Oliveira, Carlos Augusto Tomaz Vasconcelos, Venusto
 da Silva Cardoso, Irapuan da Silva Dionízio Júnior e Juliana 
Cronemberger de Negreiros Moura. O MP requer a exoneração
mediata 
dos cargos que caracterizam nepotismo, bem como o afastamento
 do prefeito de Sobral e sua condenação por improbidade
 administrativa.
Diante da denúncia de populares, foi expedido um ofício
 requisitório
para o prefeito, o vice-prefeito, os secretários, os subsecretários,
 os vereadores e os demais dirigentes de entidades públicas para
 que informassem ao Parquet a existência de parentes lotados em
 órgãos públicos no cargo em comissão ou função de confiança,
 bem
como terceirizados. Esse tipo de contratação ofende o disposto 
da 
Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), que 
veda a prática do nepotismo.
Segundo relatado na ação de improbidade nº 47566-33.2013.8.06.0167,
 ficou comprovado que o próprio Veveu Arruda mantinha uma irmã
 em cargo comissionado. Além disso, é o responsável, na condição 
de gestor público, por nomear e autorizar a permanência para 
cargo comissionado e terceirizado com relação de 
parentesco consanguíneos, em linha reta e por afinidade até terceiro 
grau, com secretários e vereadores da Câmara Municipal de Sobral.
Entre os secretários municipais que mantêm seus parentes nos 
cargos em comissão, função de confiança ou terceirizados na
 Prefeitura de Sobral, estão: o secretário-adjunto de Obras,
 Francisco de Assis Parente Alves Junior (7 parentes); o
 superintendente 
da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), José Wilson 
Angelim
 (3 parentes); o secretário-adjunto de Conservação e Serviços
 Públicos, Eugênio Paccelli Sampaio Silveira (esposa); o comandante 
da Guarda Civil Municipal, Jorge Vasconcelos Trindade (esposa);
 o secretário de Gestão, José Maria de Souza Rosa (filho); o 
secretário-adjunto de Urbanismo, Francisco Laerti Carneiro 
Cavalcante (2 irmãos); o secretário-adjunto de Gestão, José 
Djalma 
Gomes (esposa); e a secretária do Desenvolvimento Social e 
Combate à Pobreza, Francisca Valdízia Bezerra Ribeiro (irmã).
Em relação aos vereadores de Sobral, o presidente da Câmara 
Municipal, Itamar Ribeiro, mantém 6 parentes, entre irmã, filhas e 
sobrinhos, lotados na Prefeitura. O caso mais grave é 
do vereador Gegê Romão, que mantém contratado 8 parentes.
 Também foi constatado a prática de nepotismo entre 
os vereadores Zezão (mãe); Júnior Balreira (esposa);
 Adauto Arruda (4 parentes); e Paulo Vasconcelos (2 parentes).
A Promotoria de Justiça de Sobral continua a investigação para
 levantar outros casos de nepotismo e tem cobrado a 
realização de concurso público para dar amplo acesso à 
população aos cargos e empregos públicos. Segundo os 
promotores de Justiça que assinaram a ação, Meruoca, 
Alcântaras, Massapê e Senador Sá também estão no alvo das
 investigações de nepotismo.
Saiba mais
O Nepotismo é prática de contratação de parentes, sem
concursos públicos, para ocupar cargos em comissão, função
 de
confiança ou terceirizados na administração pública.
A Súmula Vinculante nº 13, do Supremo Tribunal Federal veda
 essa
 prática. Segundo a verbete, “a nomeação de cônjuge, 
companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade,
 até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de 
servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, 
chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão
 ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração 
pública direta e indireta em qualquer dos poderes da união, dos 
estados, do distrito federal e dos municípios, compreendido
 o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição
 Federal”.
O Ministério Público alerta que a contratação via processo
 seletivo simplificado também é prática de nepotismo, uma vez 
que 
burla o princípio do concurso público e cria uma prática
 escusa
 nas contratações, constituindo, inclusive, crime previsto no
 art.311-A, do Código Penal.
O Ministério Público pede que a população denuncie a
 prática de Nepotismo. As denúncias podem ser feitas 
diretamente no Núcleo de Tutela Coletiva de Sobral. Endereço:
 rua Vila Soares, nº 1064 - Bairro Campo dos Velhos.
 Cep: 62030-150. Telefone: (88) 3613 1315 e 3613 1307.
cd=2695  blog Sobral sem máscara