Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Gastos médicos deixam na pobreza 100 milhões de pessoas por ano.

23 de nov. de 2010

Gastos médicos deixam na pobreza 100 milhões de pessoas por ano.

 Os países mais pobres são os mais prejudicados por esta situação, mas não apenas eles.
O financiamento do setor da saúde pelos governos continua sendo insuficiente no mundo, onde, a cada ano, 100 milhões de pessoas ficam na pobreza por causa dos gastos médicos, indicou a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu relatório anual divulgado nesta segunda-feira.
"Nos países onde o financiamento da saúde é assegurado em grande parte pela fatura da atenção médica aos próprios pacientes, os gastos com saúde levam todos os anos 100 milhões de pessoas à pobreza", assinala o Relatório 2010 sobre a saúde no mundo.
Os países mais pobres são os mais prejudicados por esta situação, mas não apenas eles.
O documento foi apresentado em Berlim, onde, nesta segunda, teve início uma conferência ministerial sobre o financiamento da saúde.
Segundo a pesquisa de Harvard citada pelo informe, as doenças ou as faturas médicas contribuíram para 62% das falências totais de famílias nos Estados Unidos em 2007, contra 50% em 2001.
"Ninguém deveria ser empurrado para a ruína para obter atenção para sua saúde", informou a diretora da OMS, Margaret Chan, citada no comunicado.
"É simplesmente inaceitável", enfatizou, durante coletiva de imprensa, David Evans, diretor do departamento de Financiamento dos Sistemas de Saúde da organização.
A OMS considera que uma das melhores formas de evitar essas bancarrotas familiares é o aumento dos níveis do pré-pagamento, através dos quais o paciente fica isento de financiar diretamente a atenção médica.
Esse sistema repousa num fundo comum alimentado por taxas e seguros, e é "a base mais eficaz e mais equitativa para aumentar a proporção da população coberta", afirma Chan.
"Mas o mundo está muito longe da cobertura médica universal" com a qual se comprometeram os 192 Estados membros da OMS em 2005, lamenta a organização.
A OMS reconhece que a pressão financeira ligada à crise e ao envelhecimento geral da população fazem com que cada vez mais as doenças crônicas e os tratamentos caros exijam um aumento dos fundos necessários.
No entanto, muitas melhorias em relação uma cobertura universal são possíveis graças a medidas simples, começando por uma melhor utilização dos recursos, argumenta a diretora da OMS.
"Entre 20 e 40% do total dos gastos de saúde são mal utilizados por causa da ineficácia, e por isso uma melhor gestão dos gastos dos hospitais poderia se traduzir num aumento da produtividade de 15%", segundo o informe.
Além disso, poderiam ser destinados à saúde mais fundos graças a um sistema mais eficaz de taxas fiscais, acrescenta o estudo, que cita uma pesquisa segundo a qual 22 países de poucos recursos poderiam obter 1,42 bilhão de dólares suplementares aumentando 50% do imposto sobre o tabaco.
Alguns países já deram o exemplo, como o Gabão ou a Tailândia, que pôde criar uma cobertura médica universal paga pelos impostos.
Mas a OMS admite que os países com poucos recursos não poderão solucionar sozinhos o problema e necessitarão de ajuda ao desenvolvimento prometida pelos países desenvolvidos.

Um comentário:

  1. MODERE ANTES DE POSTAR PRECISAMOS DE AJUDA E DIVULGAÇAO:

    Há muitos anos envolvida na Luta pelos Direitos Humanos , desde que ela mesma foi Vitima de uma suposta Internação Involuntária em Clinica Psiquiátrica, que a teria lançado no acometimento de Transtorno Pós - traumatico , por cerca de dois anos, a Blogueira e Ativista Política de Cachoeiro do Itapemirim/ES, Zulmira Fontes , foi Intimada, judicialmente, a retirar do seu Blog http://zuzufontes.blogspot.com/ “ toda e qualquer divulgação das informações e imagens veiculadas ... ” relativo ao Senhor Sebastião Ventury Baptista, quem move contra si Queixa - Crime na Quarta Vara Criminal da Cidade.

    A “ Decisão ” exarada pela MM.Juiza Kelly Kiefer, em 19/08/010, somente cumprida agora, via Carta Precatória para a Comarca de Marataizes/ES, onde atualmente reside, impõe, inclusive, Multa Diária de R$500,00 em caso de descumprimento.

    Sendo, no entanto, uma espécie “ Prematura ” de Antecipação de Juízo, a que é permitido ao Magistrado , tão logo receba o Processo, a pedido da Parte, uma vez se convença da procedência da reclamação, a Queixa - Crime , na verdade, se presta a, em tese, repreender a possível Conduta Delituosa da Querelada, Zulmira Fontes , em razão do Querelante, Sebastião Baptista, quem, para melhor esclarecimento, trata-se do proprietário da Clinica Psiquiátrica Santa Izabel , naquela Cidade, a real interessada no deslinde da questão, onde persistem internados mais de Quatrocentos Pacientes com distúrbios, ou não, mentais.
    CONTINUA:
    http://www.abdic.org.br/crime_opiniao.htm

    ResponderExcluir