Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Chuvas matam 14 pessoas no Estado de São Paulo.

12 de jan. de 2011

Chuvas matam 14 pessoas no Estado de São Paulo.

As fortes chuvas que atingiram São Paulo entre a noite desta segunda-feira (10) e a madrugada de hoje provocaram a morte de 14 pessoas em todo o Estado.
Chove 92,5% do esperado para janeiro
Em Iperó (126 km de SP), um homem de 43 anos morreu ontem à noite após tentar atravessar, a cavalo, uma ponte no bairro Bacaetava. As águas do córrego passavam sobre a ponte e arrastaram o cavalo. O corpo de Roque Elias de Oliveira foi encontrado na manhã de hoje. O cavalo sobreviveu.
As outras mortes foram registradas nas cidades de São José dos Campos (5), São Paulo (4), Mauá (3) e Mogi das Cruzes (1), de acordo com informações da Defesa Civil estadual.
Em São Paulo, um morador de rua foi arrastado por uma enxurrada na avenida Nove de Julho, e houve ainda uma vítima de um deslizamento de terra entre o Capão Redondo e Embu. Outras duas mulheres --apontadas como mãe e filha-- morreram soterradas em um deslizamento na rua Virgínia de Araújo, na região do Tremembé (zona norte).
Em São José dos Campos (102 km de SP), as cinco vítimas foram soterradas após suas casas serem atingidas por um deslizamento de terra no bairro Rio Comprido, no final da noite de ontem.
Outras três mortes aconteceram em Mauá (Grande SP), de acordo com os bombeiros, sendo uma de um adolescente de 16 anos, no Jardim Zaíra, e outra vítima no Jardim Rosina. Em Mogi das Cruzes (Grande SP), o Corpo de Bombeiros contabiliza uma morte por afogamento.
Desde o início da operação Verão, em dezembro, a Defesa Civil estadual contabiliza 854 pessoas desabrigadas (dependem de abrigos públicos) e 6.586 desalojadas (acomodados na casa de amigos e parentes). Segundo balanço divulgado na tarde de hoje, as chuvas já provocaram a morte de 23 pessoas --as vítimas de Iperó e Mogi das Cruzes ainda não foi incluídas.
Juca Varella/Folhapress
Trânsito ficou complicado na marginal Tietê devido a diversos pontos de alagamento
Trânsito ficou complicado na marginal Tietê devido a diversos pontos de alagamento; veja mais imagens

ENCHENTES
A cidade de São Paulo amanheceu debaixo d'água nesta terça-feira. Os alagamentos foram resultado da forte chuva que atingiu a cidade desde a noite de ontem. Houve transbordamento de córregos e rios --incluindo o Tietê--, foram registrados mais de 120 pontos de alagamento e a prefeitura suspendeu o rodízio de veículos.
Desde ontem, a cidade já registrou 92,5% do índice de chuva esperado para este mês pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) --221,2 mm dos 239 mm esperados (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado). Só a chuva que começou ontem foi responsável por 68,6 mm.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, imagens de satélite mostram chuvas fortes no interior do Estado na noite desta terça-feira, com deslocamento em direção à região metropolitana. Segundo os meteorologistas, porém, elas devem chegar somente na madrugada, provocando pancadas leves à moderadas.
fonte - folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário