Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Furacão Irene: Nova York tem ordem de evacuação obrigatória

27 de ago. de 2011

Furacão Irene: Nova York tem ordem de evacuação obrigatória

Furacão Irene: Nova York tem ordem de evacuação obrigatória thumbnail
Medida deve afetar pelo menos 250 mil pessoas e tem como objetivo proteger população do furacão que deve chegar à cidade neste domingo.
Da Redação redacao@novohamburgo.org(Siga no Twitter)
Estado de alerta e clima tenso na cidade americana de Nova York. Michael Bloomberg, prefeito da cidade, ordenou nesta sexta-feira, dia 26, a evacuação obrigatória de vários bairros vulneráveis diante da chegada do furacão Irene. A medida deve afetar pelo menos 250 mil pessoas.
Leia Mais
Norte-americanos temem furacão Irene
Ainda, o prefeito também anunciou que todos os transportes públicos ficarão paralisados a partir do meio-dia deste sábado, 27. Pontes também podem ser fechadas se os ventos máximos sustentados da tempestade passarem de 96 km/h. Hospitais e casas de repouso em algumas regiões foram orientados a fechar.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já havia alertando também nesta sexta, 26, que os moradores das áreas na rota do furacão devem tomar precauções imediatamente, afirmando que “tudo indica que será um furacão histórico”. Obama interromperá suas férias e voltará imediatamente a Washington.
O furacão Irene tem ventos de 161km/h, segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, divulgado às 15h, seguindo na categoria 2. O sistema segue em direção ao litoral do estado da Carolina do Norte, aonde deve chegar ainda nesta noite de sexta, 26.
Na região de Nova York as expectativas são de que será atingida pelo furacão de categoria 1 no domingo, dia 28. Os dois aeroportos que atendem à cidade ficam perto de corpos d’água e estão vulneráveis a inundações.
Milhares de pessoas foram orientadas a deixar a cidade, que não é afetada por esse tipo de evento há duas décadas. Chris Christie, governador de New Jersey, alertou os moradores e turistas que é hora de sair da área costeira do sul do Estado. O sistema de trens também será interrompido a partir do meio-dia de sábado. Segundo o governador, está sendo discutida a retirada obrigatória da população das áreas de risco mais elevado.
O Irene se dirige para uma área densamente povoada dos Estados Unidos, que inclui as cidades de Washington, Baltimore, Filadélfia, Nova Iorque e Boston. Pelos menos 65 milhões de pessoas podem ser afetadas.
Com informações de Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário