Alexsandro Albuquerque, participou na manhã desta quarta feira 29 de abril, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais,do encontro com lideranças políticas, prefeito, vereadores, secretários associações para delinear estratégias no sentido de manter o constante monitoramento do município em relação ao índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, através de ações educativo/preventivas, orientar e motivar os moradores a eliminar ou conviver de forma correta com os criadouros do mosquito Aedes aegypti(DENGUE).
O Secretário de Saúde Jorge Goersch e a Coordenadora da Atenção Básica Angelina Melo estão articulando com as equipes, Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médicos, psicólogas, fisioterapeuta a participarem da programação e planejamentos no processo de trabalho realizado cotidianamente.
Faz-se, necessária a integração entre as ações da Vigilância em Saúde e Atenção Básica/Saúde da Família, dessa forma, fortalecer respostas aos problemas de saúde.
A dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti, ele põe seus ovos em reservatórios de água limpa e parada, como pratos de vasos de planta, garrafas, pneus velhos, até mesmo pequenas tampas como as de garrafas de vidro e pet. Com as chuvas e as altas temperaturas do verão, o mosquito encontra seu lugar perfeito para reprodução.
Os sintomas mais comuns da doença são febre, dores de cabeça e no corpo. Nos casos mais graves de dengue hemorrágica a expectativa de sobrevivência é mínima afirma o Coordenador Técnico da Secretaria de Saúde do Estado, 11º Regional de Sobral Moisés Arruda. Por isso prevenir é a melhor forma. O combate à dengue em Groaíras vai continuar. fonte facebook do Motinha na vale.
Nenhum comentário:
Postar um comentário