Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : Mais complicação na novela Guarany, e entra em sena Itapajé que também pode ir na justiça, todos contra a FCF. Enquanto não define situação do Guarany, TJDF-CE decide pela suspensão de jogo do Itapajé

18 de jan. de 2016

Mais complicação na novela Guarany, e entra em sena Itapajé que também pode ir na justiça, todos contra a FCF. Enquanto não define situação do Guarany, TJDF-CE decide pela suspensão de jogo do Itapajé


André Victor Rodrigues

Um novo capítulo surgiu na polêmica envolvendo o Guarany de Sobral no Campeonato Cearense. O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Ceará (TJDF-CE), Jamilson Veras, decidiu, na noite desta segunda-feira, 18, pela suspensão do jogo Itapajé x Quixadá, que estava agendado para a próxima quarta-feira, 20. A intenção é que, até sair a decisão final do TJDF sobre o pedido de retorno do Bugre ao certame, o substituto do clube sobralense tenha participação suspensa.Os documentos apresentados pela diretoria jurídica do Guarasol serão analisados integralmente por Veras ao longo da semana.
Nesta segunda-feira, 18, o Guarany de Sobral protocolou mandato de garantia no TJDF pedindo a inclusão do time novamente na Série A do Cearense. Em caso de solicitação negada, o clube pediu a suspensão da competição. No final da tarde, o Departamento Jurídico da Federação Cearense de Futebol (FCF) indeferiu a solicitação de retorno da agremiação ao Estadual, mantendo o rebaixamento do Guarasol à Série B do Cearense.  
"Recebemos e-mail com a comunicação do parecer da diretoria jurídica da Federação, no qual consta o indeferimento alegando 'má fé' do Guarany de Sobral. Eles elencam alguns argumentos abusivos e desproporcionais. Eles falam sobre o prazo, que o time teria entregue a documentação fiscal fora dele, mas o mínimo seria as 72 horas antes do início do campeonato, conforme estabelece o Estatuto do Torcedor. Como é que o Guarany poderia apresentar com 72 horas se ele foi excluído faltando 48 horas para o começo?", reclamou o advogado do Guarany de Sobral no caso, Eduardo de Salles.
Segundo a entidade estadual, uma suspensão total do campeonato seria inviável. "O futebol cearense não tem condições de ficar adiando jogos. Temos poucas datas disponíveis. Não vamos aguentar um adiamento", afirmou Marcos Augusto, diretor de competições da FCF, em entrevista ao Trem Bala. Contudo, para análise do TJDF, o setor jurídico da equipe sobralense sugeriu também a possibilidade de suspensão apenas dos jogos que envolvem diretamente o Cacique do Vale. Ou seja, jogos do Itapajé, clube que assumiu a vaga dos rubro-negros na semana passada, após denúncia que apontou suposta entrega de certidões negativas de débito falsas por parte da diretoria do Guarany.
Em entrevista ao programa Futebol do Povo, da TV O POVO/Esporte Interativo, o presidente do TJDF, Jamilson Veras, rejeitou qualquer possibilidade do Campeonato Cearense contar com 11 equipes. Portanto, o Itapajé deve sair em caso de retorno do Guarasol. No fim da tarde, foi definida a suspensão dos jogos da equipe para que, ao longo dos próximos dias, o Tribunal "bata o martelo" na questão e defina o futuro da competição.
Na última quarta-feira, a Federação Cearense de Futebol anunciou orebaixamento do Guarany de Sobral por suposta falsificação de documentação fiscal, obrigatória para disputar a Primeira Divisão do Estadual. No final da semana, a diretoria do clube enviou à entidade as documentações para comprovar regularidade nas certidões negativas de débito para participar da competição. Reivindicando os mesmos direitos do Tiradentes, que foi rebaixado e retornou ao certame após apresentar documentação necessária, o Bugre se articula para provar inocência e ter direito de jogar a Série A.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário