A grande maioria destas estrelas estão na mesma classe espectral como o Sol
Por improvável que possa parecer, dois astrônomos dizem ter recebido 234 mensagens de civilizações extraterrestres. A notícia abriu um intenso debate entre os astrônomos, inclui 'New Scientist'. É Ermanno Borra, da Universidade de Laval, em Quebec, e seu aluno Eric Trottier.
Em 2012, Borra sugeriu que uma civilização alienígena pode estar usando o laser como um meio de comunicação interestelar. Se aqueles enviando um feixe de laser para a Terra como uma luz estroboscópica, veríamos explosões periódicas de escondido no espectro de luz da estrela, então disse Borra. Eles seriam muito fraco e rápido, mas uma análise matemática poderia descobri-los.
Com isto em mente, um estudante de pós-graduação e Borra, Eric Trottier, acompanhou 2,5 milhão de estrelas gravadas pela pesquisa Sloan Digital Sky (o mapa tridimensional mais detalhado do universo) à procura de um sinal deste tipo. Ele descobriu que ele poderia estar emitindo um feixe de "homens verdes" de 234 estrelas.
A grande maioria destas estrelas estão na mesma classe espectral que o Sol, ele diz Borra sustentar sua hipótese. E com os dados em mãos, acredita que 234 civilizações diferentes transmitir impulsos com a mesma frequência (cerca de 1,65 picossegundos) para a Terra.
Apaga e Trottier baseiam as suas conclusões para outras explicações possíveis, tais como pulsos rápidos nas atmosferas destas estrelas e transições rotacionais em moléculas. "Temos que seguir uma abordagem científica, não emocional", diz Borra. "Mas a minha emoção intuitivamente me diz agora: Eu tenho uma forte suspeita de que é um sinal estranho", admite ele.
Uma conclusão muito cedo?
Outros astrônomos discordam intuição Borra e Trottier. "Independentemente de todas as possibilidades naturais, saltar para o sobrenatural", explica Peter Plavchan da Universidade do Estado de Missouri, em Springfield. "Eu acho que é muito cedo", diz ele.
"É um assunto extremamente profundo e, é claro, é por isso que muitos de nós gastamos toda a nossa vida para [estudar] este assunto e colocar um monte de energia na tentativa de responder a estas perguntas. Mas você não pode fazer declarações definitivas antes de esgotar todos os métodos de seu estudo ", disse o diretor do Centro de SETI Research (Universidade da Califórnia, Berkeley) Andrew Siemion.
Nenhum comentário:
Postar um comentário