Blog Moisés Arruda - Sobral/CE/Facebook-moiseslinharesarruda : outubro 2011

31 de out. de 2011

Blog do companheiro Radialista João Martins. MOISÉS ARRUDA FICA NA PIONEIRA AM 830.

 

          A radiofonia sobralense está de parabéns pela permanência do Radialista MOISÉS ARRUDA na Rádio Pioneira - AM 830, após várias conversas com a direção da emissora, chegou ao consenso e renovou seu contrato por mais um ano.
          Portanto, das 20:00h às 22:00h de segunda a sexta, você ouvinte vai poder continuar ouvindo a voz corajosa deste grandioso profissional. (quando posso, também ouço.) 
Do Blog: Muito obrigado ao amigo blogueiro e Radialista, João Martins.

Deputado fluminense vai deixar o país por causa de ameaças de morte

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O deputado estadual fluminense Marcelo Freixo (PSOL) deixará o país, depois de receber ameaças de morte de integrantes de milícias. Freixo presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, da Assembleia Legislativa do Rio, que investigou a atuação de grupos criminosos integrados por políticos, policiais e ex-policiais em comunidades do estado.
Segundo Freixo, ele resolveu aceitar um convite da organização não governamental Anistia Internacional para morar na Europa por algum tempo. O parlamentar vem sofrendo ameaças de morte desde a época da CPI, em 2008, mas, nos últimos meses, elas se intensificaram.
Apenas no último mês, segundo Freixo, ele recebeu sete ameaças de morte. “As ameaças estão se tornando mais fortes e há um retorno muito pequeno da Secretaria de Segurança. Ou seja, se estão ou não investigando. Tenho uma segurança, mas tem sido necessária a ampliação dela. Então, estou esperando algumas medidas”, disse.
O deputado não informou quanto tempo ficará na Europa, mas garantiu retorno ao Brasil. “Não posso dizer [nem] o tempo nem o local [onde ficarei], mas é um tempo muito curto”, disse.
Segundo Freixo, as ameaças não devem ser encaradas como um problema pessoal, mas sim como de toda a sociedade. Ele lembrou do assassinato da juíza Patrícia Acioli, morta por policiais militares integrantes de milícias que atuam no Grande Rio, em agosto deste ano.
“Esse é um problema de todo o Rio de Janeiro. Aliás, é um problema nacional. Até que ponto nossas autoridades vão continuar empurrando com a barriga. Ou a gente enfrenta e faz agora esse dever de casa contra as milícias ou, como mataram uma juíza, vão matar um deputado, promotores, jornalistas. E, se esses grupos criminosos são capazes de matar uma juíza e ameaçar um deputado, o que eles não fazem com a população que vive na área em que eles dominam”, disse.
Segundo Freixo, apesar das dezenas de prisões feitas depois da CPI das Milícias, esses grupos criminosos estão cada vez mais fortes e dominam várias comunidades do estado, onde extorquem dinheiro de moradores e de comerciantes e controlam atividades como transporte alternativo, venda de gás e de ligações clandestinas de TV a cabo.
Edição: Talita Cavalcante

Hoje é o dia que você vai saber ! se os Programas Noite Geral e o Resumo Semanal vai continuar ou não na Pioneira AM830.

Atenção: Hoje, o Radialista Moises Arruda vai comunicar aos seus ouvintes e internautas, se vai continuar ou não na Radio Pioneira AM830, será logo mais em seu programa Noite Geral, de 20:h00 ás 22:h00.
Ficou  acertado para hoje uma conversa, entre o Radialista e Direção da Emissora, aguardem. O Programa completará dois anos, agora em dezembro de 2011,  um dos ponto mais positivo, foi a sua grandiosa audiência.
À resposta: Depois de tantas ???????, o programa Noite Geral e Resumo Semanal vai continuar na Radio Pioneira AM830 por mais uma temporada, ontem no programa todos os ouvintes atentos para ouvir do comunicador a resposta positiva da Direção da Emissora. Até que quase no fim do programa saiu o comunicado!, pois o comunicador, deixa aqui, seu agradecimento aos ouvintes e internautas, OBRIGADO!

Mundo atinge hoje marca de 7 bilhões de pessoas

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A data de hoje (31) será celebrada em várias cidades do mundo. É o dia em que a população mundial atinge 7 bilhões de pessoas. Os nascimentos de bebês em diferentes localidades simbolizam o marco histórico.
Nas Filipinas, a data já foi comemorada, tendo como símbolo o nascimento de Danica Maio Camacho. Ela nasceu nesse domingo (30), dois minutos antes da meia-noite. Porém, para os médicos, o nascimento deve ser comemorado como se fosse hoje. Atualmente, a expectativa média de vida é 68 anos, nos anos 1950 era 48 anos.
Os especialistas, no entanto, não conseguem determinar com precisão onde nasceu ou vai nascer o cidadão de número 7 bilhões. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que até a metade deste século o número vai triplicar. Para a ONU, é fundamental que os governos invistam mais em planejamento no que se refere a alimentos, à água, energia e maior produção de lixo e poluição.
Com uma população de 13 milhões de pessoas, na Zâmbia, no Sul da África, o desafio do governo é o altíssimo número de nascimentos. A estimativa é que esse número triplique até 2050 e chegue a 100 milhões até o fim do século, fazendo com que o país tenha uma das populações que mais crescem no planeta.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa, e da BBC Brasil.
Edição: Graça Adjuto

Lula pede a médico transparência em boletins sobre seu tratamento

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Depois de fazer uma visita de meia hora, o médico Roberto Kalil Filho, disse hoje (30) que encontrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tranquilo e descansando com a família, em casa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
“Ele sabe o que aconteceu, sabe o que foi diagnosticado. Foi bem discutido o tratamento", disse o médico. Amanhã (31), Lula inicia a quimioterapia para combater um câncer na laringe, diagnosticado ontem (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Hoje Kalil contou que o ex-presidente pediu que ele conversasse com repórteres que aguardam informações na porta do prédio onde mora. “Ele determinou que o boletim médico dele fosse transparente”, relatou Kalil à imprensa. O ex-presidente passará o domingo em casa.
Na quinta-feira (27), durante sua festa de aniversário, Lula reclamou de rouquidão excessiva nas últimas duas semanas e foi aconselhado por Roberto Kalil a fazer uma consulta. Os primeiros exames foram feitos na sexta-feira (28) e, ontem, ao retornar para complementar o procedimento, ele recebeu o diagnóstico.
Acompanhado da mulher, Marisa Leticia, o ex-presidente passou o sábado no hospital, para se recuperar da biópsia a que foi submetido. Durante todo o dia, ele recebeu centenas de mensagens de solidariedade e votos de pronto restabelecimento, entre elas a da presidenta Dilma Rousseff, de seu partido, o PT, e também de legendas de oposição, como o PSDB e o PPS.
Edição: Juliana Andrade

29 de out. de 2011

Lula deixa hospital e inicia quimioterapia na segunda-feira

Da Agência Brasil
São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou, há pouco, o Hospital Sírio-Libanês, onde passou o dia recuperando-se de exames que detectaram um tumor na laringe. Na segunda-feira (31), ele iniciará a quimioterapia para combater a doença.
Na última quinta-feira (27), na festa em que comemorou 66 anos, ele se queixou da rouquidão excessiva dos últimos dias e foi aconselhado por seu médico, Roberto Kalil, a fazer uma consulta.
Ontem (28) ele fez os primeiros exames e hoje (29), ao retornar para complementar o procedimento, recebeu o diagnóstico de câncer na laringe. Enquanto se recuperava de uma biópsia, acompanhado da mulher, Marisa Letícia, Lula recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ressaltou o caráter “lutador” do ex-presidente. Para o ministro, Lula vai se recuperar da doença, assim como já superou outros problemas. “Ele vai vencer esse também.”
A presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem ao ex-presidente, desejando a ele rápida recuperação. No comunicado, Dilma ressalta que, graças a exames preventivos, ele descobriu o tumor em um estágio que permite o tratamento e a cura da doença. “Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula.”
Partidos de oposição também manifestaram solidariedade ao ex-presidente. “Lula ainda tem muito a contribuir para o debate político nacional”, diz, em nota, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE). Na mensagem, Guerra ressalta que, ao saber do diagnóstico, os tucanos ficaram “preocupados, como todos os brasileiros”.
Outro partido de oposição, o PPS, também desejou sucesso e pronta recuperação ao ex-presidente. "Lula agiu corretamente ao não esconder a sua doença. Tal atitude é rara de ser vista em homens públicos", destacou o deputado Roberto Freire (PE), presidente nacional do partido.
Em nota publicada em seu site, o PT, partido do qual Lula foi um dos fundadores e é presidente de honra, pede aos brasileiros que enviem ao ex-presidente “uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva”. “Ex-presidente Lula, conte com o apoio e o carinho de todos os brasileiros e brasileiras”, conclui a nota.
Durante a Cúpula Ibero-Americana, em Assunção, os presidentes Fernando Lugo, do Paraguai, e Rafael Correa, do Equador, lamentaram a notícia de que o ex-chefe do governo brasileiro teve diagnosticado um tumor na laringe. A informação foi dada em plenário por Lugo, que lembrou o fato de a sucessora de Lula, Dilma Rousseff, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e ele mesmo terem passado por esse problema de saúde.
Ao iniciar sua exposição na cúpula, o equatoriano Rafael Correa enviou "um grande abraço" a Lula e disse que o líder brasileiro conseguirá vencer a doença, já que se trata de "um lutador acostumado a vencer grandes batalhas".
Edição: Nádia Franco e Juliana Andrade

Terremoto de 7 graus atinge Peru e tremor é sentido em áreas do Brasil

 Um terremoto de 7° na escala Richter atingiu o Peru, perto da fronteira com o Brasil. Mas como foi a quase 150 mil metros de profundidade, não provocou danos graves nem vítimas.

O epicentro foi a apenas 200 quilômetros de Cruzeiro do Sul, no Acre, onde prédios e casas balançaram. O abalo também foi sentido em Rio Branco, em Rondônia e em quase todo o território peruano.

Sessão Especial Itinerante Distrito de CARACARÁ

fotos Mateus Arruda

Sábado, 28 de outubro de 2011. Mais uma Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Sobral, desta vez foi no Distrito de Caracará. Apresença a penas de três vereadores: Presidente Dr. João Alberto, Adaldecio Linhares, José Crisóstomo (Zézão) e a do Deputado Federal Padre José Linhares (Pé.Zé) foi convidado também  para fazer parte da mesa o Dr. Jáder da EMATECE.
no público estavam presentes do suplente de vereador Chico Joia, Gilvan Azevedo, João Paulo Presidente do PRTB, Dra. Imaculada e suas Irmãs, a Imprensa e os familiares do vereador Zézão e a comunidade de Caracará.
O 1º orador foi o Deputado Pé. Zé que fez uso da palavra, depois as
Tribunas Popular: duas, sendo a 1ª Tribuna do sr. Luiz Severo de Sousa ( Líder comunitário) e a 2ª Tribuna da Sra. Maria do Socorro Rodrigues de Sousa (Líder comunitária da localidade de Sabonete)
Depois foi a vez dos três vereadores fazerem uso da Tribuna.

Mesmo sem mandato, Chico Joia disse que está em ação.

  Para o Blog Moises Arruda.
Chico Joia , disse que esta muito satisfeito, depois de tanto tempo, seu Requerimento de Nº 225\2009, está sendo atendido. O suplente de vereador, solicitou a duplicação da AV. Cleito Ferreira da Ponte com inicio na CE 440 e término na AV.  Dr. José Arimatéia Monte e Silva, bem como suas respectivas benfeitorias ( iluminação Pública, Saneamento, urbanização) Justificativas: Melhorar a acesso as comunidades da COHAB III, do Cachoeiro, e aos moradores da AV. Cleito Ferreira.

Ministro Leônidas Cristino levou vaias no Programa do Ivan Frota.

O Ministro dos Portos, na manhã deste sábado 29 de outubro 2011. Foi  recepcionado no Beco do Cotovelo pelos seus amigos, e participou do Programa do Ivan Frota, mas quando o Ministro Leônidas Cristino citou os nomes do Prefeito de Sobral (Veveu) e do Governo do Estado( Cid), o mesmo foi vaiado pelos os presentes que ali estavam. Só uma obs: não tinha ninguém de Fortaleza só Sobralense.

Governo modifica regras de licenciamento ambiental

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo federal publicou hoje (28) novas regras para o processo de licenciamento ambiental para as áreas de petróleo e gás, rodovias, portos e linhas de transmissão. Entre as mudanças estão o tratamento diferenciado aos projetos de acordo com o potencial de impacto ambiental e critérios mais claros para a definição de obras de alto e baixo impacto no meio ambiente.
Segundo o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Curt Trennepohl, as medidas foram tomadas para garantir maior segurança jurídica na análise dos processos e atender ao dinamismo do crescimento brasileiro. “Estamos trazendo o Ibama para a celeridade necessária sem perder a qualidade nos estudos e licenças”.
As rodovias federais que não têm licença ambiental porque foram implementadas antes da atual legislação ambiental deverão ser regularizadas em um prazo de até 20 anos. O cronograma dará prioridade às estradas de maior tráfego ou as que oferecem mais riscos de acidentes. As obras feitas dentro da faixa de domínio de rodovias que já possuem licença de operação não vão precisar de um novo licenciamento, apenas comunicação ao Ibama.
Em relação à área de petróleo e gás as novas regras, que valem para a exploração em alto-mar (offshore), preveem procedimentos e licenciamentos diferenciados por causa da sensibilidade ambiental (medida pela distância da costa), profundidade e riqueza ambiental. Também vai permitir o licenciamento por polígono, quando ocorrem diversas perfurações em um mesmo local, e o aproveitamento de estudos já feitos sobre as mesmas áreas em licenciamentos futuros.
A regularização dos portos vai permitir o licenciamento de intervenções de rotina, como dragagens de manutenção e aprofundamento de canais. Hoje 35 portos da Companhia Docas federais operam sem licença. Os portos terão 120 dias para aderir ao programa de regularização e 720 dias para concluir os estudos necessários. O Ibama terá mais 120 dias para a análise dos processos de licenciamento. No caso das linhas de transmissão, o licenciamento será definido segundo o grau de impacto na região em que serão implantadas.
Outra mudança estabelecida pelas portarias publicadas hoje está o prazo de 90 dias para que órgãos como a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Fundação Palmares e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se manifestem sobre estudos de impacto ambiental de obras em licenciamento do Ibama. Atualmente, não há prazo definido para que esses órgãos se manifestem.
Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as mudanças não significam uma flexibilização do licenciamento ambiental, mas sim a unificação das regras. "O que fizemos foi definir novos prazos e ritos para as instituições federais envolvidas no processo de licenciamento ambiental. Com isso estamos dando regras claras, novos prazos, regularizando empreendimentos que não têm licenças ambientais”.
Ela também ressaltou que os estudos ambientais que forem apresentados de maneira insuficiente poderão ser complementados apenas uma vez e, se o órgão ambiental julgá-los insuficientes poderá rejeitar os estudos. “Isso vai fazer com que haja mais celeridade com aqueles empreendimentos que estão em licenciamento ambiental e que cumprem as regras”.
Segundo o Ibama, as demandas por licenças cresceram cerca de 700% nos últimos dez anos e atualmente há 1.829 processos esperando o licenciamento ambiental. Em 2011 foram emitidas 414 licenças ambientais.
 

Edição: Rivadavia Severo

Servidor aposentado em 1990 tem direito a gratificação na mesma proporção que ativos.

  
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão unânime, determinou que o Estado de Goiás pague gratificação a servidor aposentado nos mesmos padrões concedidos aos servidores em exercício.

O aposentado impetrou mandado de segurança contra ato omissivo do secretário de Saúde do Estado de Goiás e do presidente da Goiás Fundo de Previdência Estadual, que, baseados na Lei Delegada Estadual 8/03, não aumentaram o valor de gratificação incorporada ao seu vencimento, assim como foi feito em relação aos servidores em atividade. O pedido foi negado pelo tribunal de segunda instância.

Em recurso ao STJ, o aposentado sustentou que o direito conferido a servidor ativo beneficia, automaticamente, o inativo. Para isso, baseou-se na redação do artigo 40, parágrafo 8º, da Constituição Federal, incluído pela Emenda 20/98.

Segundo o parágrafo, “os proventos de aposentadoria e as pensões serão revistos na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração dos servidores em atividade, sendo também estendidos aos aposentados e aos pensionistas quaisquer benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformação ou reclassificação do cargo ou função em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão, na forma da lei”.

Devido à nova redação do parágrafo, dada pela Emenda Constitucional 41/03, atualmente os servidores aposentados têm direito a reajustes que preservem o valor real de seus benefícios, mas não há mais vinculação automática com data e proporção da correção concedida aos servidores em atividade.

O ministro Herman Benjamin, relator do recurso em mandado de segurança, lembrou que o STJ já julgou casos relacionados à extensão dos direitos criados pela Lei Delegada 8/03 do Estado de Goiás em favor dos inativos. Ele citou o RMS 20.272: “Esta Corte já firmou a compreensão de que os servidores públicos aposentados antes do advento da Emenda Constitucional 41 têm direito à equiparação dos seus proventos com a remuneração estabelecida para os servidores em atividade.”

Segundo o relator, “o Estado de Goiás almejou, por meio de Lei Delegada, conferir vantagens apenas aos servidores em exercício, em nítida violação ao disposto no artigo 40, parágrafo 8º, da Constituição da República”. Ele acrescentou que os precedentes do STJ sinalizam para o direito à equiparação entre os proventos de servidores ativos e inativos.

No caso em julgamento, considerou o fato de o servidor ter se aposentado em 28 de agosto de 1990, data anterior às emendas 20/98 e 41/03. “Dou provimento ao recurso ordinário para conceder a segurança e determinar a inclusão, na folha de pagamento do impetrante, da gratificação postulada nos mesmos padrões que vêm recebendo os atuais ocupantes da função de diretor administrativo de unidade de saúde de porte dois”, concluiu o ministro.
fonte - Roberto Luque 
Decisão STJ em 27/10/2011

Equipes de televisão visitam a localidade Estivado a procura de aparições‏


No domingo passado(23) foi a equipe da TV Diário e durante a quarta-feira (26) a reportagem da TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará, também
esteve no local onde pessoas afirmam que fenômenos sobrenaturais estariam acontecendo em um terreno na localidade de Estivado, região serrana de Ipu.
O repórter Ricardo Lima e o cinegrafista J. F. Araújo colheram depoimentos, inclusive com o pai da menina que há 17 anos atrás teria visto a primeira suposta aparição de Nossa Senhora de Fátima. O Senhor Afonso (foto acima) que diz ser de outra religião, afirma não acreditar no fenômeno e comentou na reportagem que tudo isso não passa de coisa demoníaca   
 fonte- blog -Elenilton Roratto -

27 de out. de 2011

Blog: Apresentar História dos Partidos Politicos

Partido da República (PR) é um partido político brasileiro fundado em 24 de outubro de 2006, homologado no Tribunal Superior Eleitoral no dia 21 de dezembro de 2006.
A nova sigla uniu dois partidos: o Partido Liberal (PL) e o Partido da Reedificação da Ordem Nacional (PRONA), que se fundiriam para atingirem a cláusula de barreira (posteriormente derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, no final de 2006) e poderem gozar de todos os direitos que estariam reservados aos partidos que atingirem porcentagem de votos superior a 5% dos votos, até então exigida.
Embora o partido se tenha envolto em esquemas de corrupção (Mensalão do PR), como alerta a grande imprensa nacional e internacional; o Partido tem forte formação político-ideológica do extinto Partido Liberal adotando assim o liberalismo-social como base programática e situando-se na centro-direita do espectro político brasileiro.[carece de fontes?]
O PL tinha como marca registrada o famoso Coro dos Escravos Hebreus da ópera Nabucco de Giuseppe Verdi, o Va Pensiero. Álvaro Valle, deputado fluminense que fundou o partido, era fã de óperas. O PL, tinha como principal bandeira, o Imposto Único. O número a ser adotado pelo Partido da República é o mesmo que era utilizado pelo PL: 22,[1] sendo desativado o número 56 utilizado pelo Prona. Nele estão filados políticos importantes como o ex-deputado José Marcos de Lima (atual secretário-geral do PR em Pernambuco e Secretário de Saneamento da Prefeitura da cidade do Recife), Inocêncio de Oliveira, o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, o governador do estado do Mato Grosso Blairo Maggi e o senador pelo Espírito Santo Magno Malta e o prefeito da mais populosa cidade do Espírito Santo, Vila Velha, Neucimar Fraga, e o Ex-Governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho. Seu presidente nacional, segundo o TSE, é Alfredo Nascimento.
O PR tem também como filiado o deputado federal de maior votação nas eleições de 2010, o palhaço Tiririca (PR-SP).
Partido da República
Número no TSE22
PresidenteAlfredo Nascimento
Fundado em24 de outubro de 2006 (5 anos)
Precedido porPRONA e
PL
SedeBrasília
IdeologiaLiberalismo social,
Centro-direita
CoresAzul e vermelha

Aldo Rebelo (PCdoB-SP) é o novo ministro do Esporte.

  • Aldo Rebelo (PCdoB-SP) é deputado federal
    Aldo Rebelo (PCdoB-SP) é deputado federal
O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi anunciado nesta quinta-feira (27) como o novo ministro do Esporte. Rebelo foi indicado pelo partido para ocupar a vaga de Orlando Silva, que deixou o cargo na quarta-feira (26) após acusações de desvio de dinheiro público. Com a escolha, a pasta continua sob domínio da legenda, que comanda o ministério desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
"Fui convidado pela presidenta para assumir o ministério", afirmou Rebelo em entrevista coletiva após reunião com a presidente Dilma Rousseff nesta manhã. Questionado sobre quais serão suas primeiras medidas, Rebelo disse que "a presidente não entrou nos detalhes da pasta e não teria como fazer isso". "Preciso entrar em contato com a equipe do ministério para começar a transição, só a partir daí posso falar", completou.
fonte - uol.

Citar ou não as fontes de uma informação ou matéria? Wilsom G. Desabafa colocando (SPN) de não reconhecer as matérias de companheiros sem divugar a fonte.

Não consigo entender por que alguns meios de comunicação via internet, cito exemplo, o sitio Sobral Portal de Notícias (SPN), não tem o hábito, nem o costume de informar a fonte de onde foi feito o (Ctrl+C, Ctrl+V), de uma determinada notícia postada na página da internet.

Recentemente recebi um e-mail, de um internauta de São Paulo e no mesmo dia de um outro de Fortaleza, nos chamando a atenção para ver uma matéria publicada no SPN, que informava que o Governador Cid Gomes, teria sido vaiado em Sobral. Ao abrir o e-mail, estava lá, o texto redigido pelo blog Wilson Gomes com assinatura do SPN.

Como prova do que estamos comentando observe a matéria (fac-smille), retirada do sítio e em que traz assunto da Câmara de Sobral "IML volta a ser alvo de reclamação..." e compare com a redação publicada pelo blog Wilson Gomes.

Não faço nenhuma restrinção aos post's nem nas fotos publicadas por mim, (Blog Wilson Gomes), mas faço jus que publique junto com a matéria, a fonte. Tenho feito isso sempre, e quando o texto não está adaptável ao blog, faço a redação adquada, mas publico de onde veio a informação. Quando íntegra cito a fonte.

Em tempo: Alguns textos destes publicados no blog consomem muito tempo, e tempo vale ouro!
fonte - blogWILSON GOMES
 

Justiça declara nula decisão de ilegalidade da greve dos Policiais Civis

Por: Luciano Augusto
O Tribunal de Justiça do Ceará, através da 6ª Câmara Cível, declarou nula a decisão da 6ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza que reconheceu a ilegalidade da greve dos policiais civis do Estado. O agravo de instrumento, interposto pelo sindicato da categoria, foi julgado nesta quarta-feira (26)./
A relatora do processo, desembargadora Sérgia Miranda considerou que o Juízo de 1º Grau não pode julgar a legalidade da greve dos policiais. A magistrada declarou nulos todos os atos, inclusive a aplicação da multa diária de dez mil reais, em caso de descumprimento.
*Com assessoria de imprensa do TJ-CE. 

Ainda indefinido, novo ministro do Esporte chega com ordem de manter distância da Fifa

Antes de escolher o substituto de Orlando Silva Júnior, Dilma Rousseff já tem uma ordem na ponta da língua para o futuro ministro do Esporte. Ele será orientado a manter distância da Fifa e do COL (Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014). Perderá seu tempo se quiser se apresentar como negociador de uma aproximação entre cartolas e Governo Federal.
O titular da pasta vai mudar, mas as diretrizes em relação ao relacionamento com a Fifa continuam as mesmas. Como todos os outros ministros, o substituto de Silva Júnior ouvirá que deve andar com a Lei Geral da Copa embaixo do braço. Nada que não esteja no documento poderá ser concedido à Fifa.
O sucessor terá de brigar no Congresso Nacional para que o texto da Lei Geral, encaminhado pela presidente, não sofra alterações, principalmente se forem encomendadas pela Fifa.

Dilma tinha reservado para o agora ex-ministro a função de aparecer ao lado dela e de Pelé em todos os eventos da Copa, incluindo os jogos. O plano vale também para o sucessor, que não deverá mostrar intimidade com os dirigentes. A linha será a mesma que Dilma segue: Governo Federal e Fifa são parceiros, mas são diferentes no modo de agir.

Para seguir essa orientação da presidente, Silva Júnior se afastou dos cartolas e desagradou à federação internacional. Ele também foi criticado por não abrir um canal de comunicação direto entre os dirigentes e Dilma. Se quiser ter vida longa no cargo, seus substituto não pode nem pensar em tentar abrir as portas do Palácio do Planalto para Teixeira e a “família Fifa”.

Por isso, o COL não deve se animar com o fato de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ser o favorito para o cargo. Ex-presidente da CPI da CBF/Nike e inimigo de Teixeira, o deputado federal se aproximou dos cartolas nos últimos anos. Outro nome forte é sua colega de partido e deputada federal por Pernambuco, Luciana Santos.

Papa Bento XVI reúne ateus e representantes de 300 religiões para um culto ecumênico

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em Assis, na Itália, o papa Bento XVI reúne hoje (27) em um culto ecumênico representantes de 300 religiões e ateus. É a primeira vez em que pessoas que não acreditam na existência de Deus participam das cerimônias. O objetivo é promover um dia de reflexão e fé, segundo o Vaticano. É o 25º aniversário do Dia Mundial de Oração pela Paz, que começou com o papa João Paulo II, em 1986.
O papa fará um sermão, na Basílica de Santa Maria dos Anjos, e em seguida, haverá a participação dos representantes de várias religiões e dos ateus. O Vaticano organizou ainda um almoço. Em seguida, Bento XVI e os líderes religiosos irão do Convento de Santa Maria dos Anjos em direção à Praça São Francisco de Assis, onde será encerrada a cerimônia ecumênica.
A cidade italiana se tornou famosa por ser o local onde nasceu São Francisco e em que ele fundou a ordem Franciscana, no século 13. A região tem pouco mais de 25 mil habitantes, mas guarda a arquitetura original e a Basílica de Santa Maria dos Anjos, um local que atrai turismo.

STF mantém exame da Ordem dos Advogados para exercício da profissão

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram hoje, por unanimidade, que o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para admissão na carreira é constitucional. Eles negaram o recurso de um bacharel de direito que pretendia ingressar na advocacia sem precisar da aprovação no teste. Como o caso tem repercussão geral, o que foi decidido hoje será aplicado em todos os processos semelhantes que correm na Justiça.
O recurso em análise era do bacharel João Volante, de 56 anos de idade, do Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito (MNBD). Sua defesa alegava que o exame não poderia ser aplicado pela OAB e sim, pelo próprio Estado. Também dizia que apenas a faculdade tem o papel de qualificar os estudantes de direito e que a aplicação do exame fere o direito constitucional ao livre exercício da profissão.
O relator do processo, ministro Marco Aurélio Mello, entendeu que o perigo de dano pela prática da advocacia sem conhecimento justifica a restrição ao direito de exercício da profissão. “Quando o risco da atividade profissional é suportado pela coletividade cabe limitar o acesso à profissão”, disse, lembrando que a própria Constituição tem essa ressalva.
Os ministros repetiram, em geral, os mesmos argumentos de Marco Aurélio, em um julgamento longo, que durou cerca de seis horas. O ministro Joaquim Barbosa não participou da sessão por estar fazendo exames de saúde em São Paulo. Apesar da defesa da necessidade do Exame de Ordem para selecionar profissionais qualificados, os ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes fizeram críticas ao formato usado pela OAB atualmente. “Se o problema está com a forma do Exame de Ordem, deve-se atacar não sua constitucionalidade, mas a própria lei que o regula”, propôs Fux.
As principais críticas dos bachareis sobre a forma do exame são o alto nível de exigência das provas, os altos custos de inscrição (R$ 200 foram cobrados na última edição) e o monopólio da OAB na elaboração do teste, sem qualquer tipo de fiscalização. “É preciso que haja abertura para o controle social do exame, para que ele cumpra a sua função, a sua missão institucional”, disse Gilmar Mendes.
O julgamento atraiu centenas de advogados e bacharéis ao STF, que fizeram fila para entrar no plenário, mas muitos ficaram de fora por falta de espaço. Durante o voto do ministro Ayres Britto, quando se formou a maioria constitucional de seis votos, alguns dos presentes começaram a gritar palavras de ordem. Eles foram retirados pela segurança do Tribunal. Já do lado de fora, uma mulher de cerca de 40 anos desmaiou. Segundo a assessoria do Supremo, era uma advogada do Rio Grande do Sul que foi atendida no posto médico local e passa bem.
O exame de ordem foi criado em 1994, com a aprovação da Lei do Estatuto da Advocacia e da OAB, cujos dispositivos estão sendo questionados no STF. Desde então, milhares de candidatos vêm sendo reprovados a exemplo do que ocorreu na edição mais recente, em que apenas 15% foram aprovados, ou seja, 18 mil dos 121 inscritos. De 1997 para cá, o número de cursos de direito passou de 200 para 1,1 mil. Os cursos formam anualmente cerca de 90 mil bacharéis.
Edição: Lana Cristina

Senado aprova criação da Comissão da Verdade para apurar crimes do Estado entre 1946 e 1988

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O projeto de lei que cria a Comissão da Verdade foi aprovado hoje (26) no Senado, com apoio unânime dos senadores. Com a presença da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário e de parentes de vítimas da ditadura militar, o parecer favorável ao projeto foi lido pelo relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), ele mesmo exilado político no período da ditadura militar (1964-1985).
O texto prevê a criação de uma comissão com a participação de sete membros indicados pela presidenta da República, Dilma Rousseff, com suporte administrativo e financeiro da Casa Civil. O objetivo será apurar fatos ocorridos entre os anos de 1946 e 1988, entre eles crimes de tortura e assassinato cometidos em nome do Estado brasileiro.
O projeto foi fruto de acordo do governo com a oposição e estabelece também que pessoas que atuam como dirigentes de partidos políticos não poderão integrar a nova comissão. Funcionários públicos civis e militares ficarão obrigados a colaborar com os trabalhos de esclarecimento dos fatos ocorridos no período e outras testemunhas poderão ser convocadas. Também poderão ser solicitadas perícias, mas a comissão não terá qualquer poder punitivo em relação aos crimes que já foram anistiados ou prescritos.
O relator lembrou que o esclarecimento dos fatos é fator fundamental para que a democracia brasileira possa seguir se fortalecendo. “Qualquer que seja o resultado da Comissão da Verdade, a ferida não se fechará. Mas eu espero que nós possamos, no trabalho da Comissão, encontrar uma resposta sobre mistérios com os quais nós convivemos e que não podem subsistir na plenitude da democracia”.
Diversos senadores lembraram que ainda existem corpos de pessoas mortas que não foram encontrados. A localização desses corpos é uma das expectativas criadas com a implementação da comissão. “O que eu quero é seguir em frente, eu sei que as famílias das vítimas vão carregar para sempre essa ferida, como disse no início, não há cura para isso, mas talvez aqueles que foram mais diretamente e duramente atingidos possam se sentir, de alguma forma, reparados, se à luz da democracia puder contribuir para esclarecer as condições em que seus entes queridos pereceram e, inclusive, a autoria desses crimes”, resumiu Ferreira.
A presidenta da sessão, senadora Marta Suplicy (PT-SP), disse que o texto seguirá para sanção da presidenta Dilma Rousseff. “Hoje ela terá uma noite muito feliz”, disse a senadora, lembrando que a presidenta foi torturada durante a ditadura militar.
 

Edição: Rivadavia Severo

26 de out. de 2011

Nova geração de radiotelescópios vai ouvir os céus

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/10/2011
Ouvindo os céus
Poucas áreas de pesquisas têm atraído tanto a atenção do público nos últimos anos quanto a astronomia, a astrofísica e a cosmologia.
Se, há poucos anos, o Instituto SETI já conseguia capturar a imaginação com sua busca por sinais de vida extraterrestre, esse interesse aumentou muito com a descoberta dos planetas extrassolares.
Os cientistas também precisam de equipamentos cada vez mais potentes, não apenas para refinar suas teorias, mas sobretudo para tentar unificá-las.
Este é o objetivo de uma nova geração de radiotelescópios que começa a surgir.
Ao contrário dos telescópios, que olham e enxergam os céus em diversos comprimentos de onda, o papel dos radiotelescópios é diferente: eles querem ouvir os céus, e ouvir todas as "estações celestes".
Nova geração de radiotelescópios não vai ver, vai ouvir os céus
O FAST será o maior radiotelescópio do mundo na categoria de antena individual. [Imagem: FAST]
FAST
Em janeiro de 2010 começou a construção daquele que será o maior radiotelescópio do mundo.
O FAST (Five-hundred-metre Aperture Spherical Telescope) - radiotelescópio de abertura esférica de quinhentos metros - está sendo erguido na província de Guizhou, no sul da China.
A gigantesca antena, que será a maior da Terra, será formada por 4.400 painéis de alumínio triangulares, com um sistema de motores para alterar a forma de sua superfície reflexiva, permitindo que o FAST faça varreduras de grandes áreas do céu.
Quando pronto, em 2016, ele vai superar o famoso Observatório de Arecibo, em Porto Rico, cuja antena tem "apenas" 305 metros.
Nova geração de radiotelescópios não vai ver, vai ouvir os céus
A ALMA do deserto, como o radiotelescópio é carinhosamente chamado no Chile, já começou a ouvir os céus. [Imagem: ESO/S. Stanghellini]
ALMA
O ALMA(Atacama Large Millimeter Array) impressiona por ser um radiotelescópio flexível, formado por antenas que podem ser movidas para formar diferentes redes de observação.
Ele será também o observatório terrestre instalado na maior altitude - 5.500 metros, no deserto de Atacama, no Chile.
O ALMA já fez suas primeiras observações científicas, mesmo contando com apenas um terço das suas 66 antenas.
Quando pronto, essas antenas poderão ser espaçadas em uma área de até 16 quilômetros quadrados, permitindo a captura de comprimentos de onda do milímetro e submilímetro, aproximadamente mil vezes maiores do que os comprimentos de onda da radiação visível.
Nova geração de radiotelescópios não vai ver, vai ouvir os céus
O Lofar será formado por 2.500 antenas espalhadas por uma enorme região da Europa, em uma disposição que lembra uma estrela do mar. [Imagem: LOFAR]
LOFAR
O LOFAR (LOw Frequency ARray) também vai fazer estudos na faixa das ondas de rádio com grandes comprimentos de onda, pouquíssimo estudadas até hoje.
A radiação refletida pelo hidrogênio que existia quando da formação das primeiras estrelas e galáxias que se formaram chegam à Terra nesses comprimentos de onda.
O LOFAR está sendo instalado primariamente na Holanda, mas se espalha por vários países europeus.
A antena virtual do LOFAR atingirá um diâmetro de até 1.000 quilômetros quadrados. Só que, em vez de um prato gigantesco, serão 2.500 antenas dipolo espalhadas pela Europa, em uma bonita formação em caracol.
Nova geração de radiotelescópios não vai ver, vai ouvir os céus
Múltiplas antenas da estação LWA-1, fotografadas ao pôr do sol. Cada antena tem cerca de 1,5 metro de altura e cerca de 2,7 metros na base. Os cientistas do grupo chamam o local de "campo dos sonhos dos astrônomos". [Imagem: LWA Project]
LWA
Como o LOFAR, o LWA (Long Wavelength Array) também observará o Universo nas radiofrequências de grandes comprimentos de onda.
Ele já começou suas primeiras observações científicas, mesmo ainda não estando pronto.
Em instalação no estado do Novo México, nos Estados Unidos, o LWA já possui 50 das suas 53 estações previstas, embora ainda incompletas.
É que cada estação possuirá 256 antenas, totalizando mais de 13.000 antenas, espalhadas em uma área de 400 quilômetros de diâmetro.
O LWA tem interesse direto nos planetas extrassolares - ou exoplanetas. Mas, como os comprimentos de onda que ele vai observar quase não foram estudados: os cientistas estão abertos a novas experiências:
"Como a natureza é mais esperta do que nós, é bem possível que venhamos a descobrir algo sobre o que nem imaginamos," disse Joseph Lazio, membro da equipe do LWA.
Nova geração de radiotelescópios não vai ver, vai ouvir os céus
A coordenação da antena do Speckt-R com os radiotelescópios terrestres permitirá a construção de um telescópio virtual maior do que a própria Terra. [Imagem: NPO Lavochkin]
RadioAstron
O RadioAstron é o único da linha de novos radiotelescópios que irá operar no espaço.
Ele acaba de ser lançado, devendo ficar mais perto da Lua do que da Terra.
A princípio, o pequeno observatório espacial não parece digno de fazer companhia para os outros super-radiotelescópios, principalmente quando se olha para sua humilde antena de 10 metros de diâmetro.
Mas a ideia dos astrônomos é colocá-lo para funcionar de forma sincronizada com antenas na Terra, criando um receptor único que será 30 vezes maior do que o nosso planeta.
Na sua melhor configuração, o RadioAstron terá uma resolução 10.000 vezes maior do que a do Telescópio Espacial Hubble, embora olhem para coisas diferentes.
Nova geração de radiotelescópios não vai ver, vai ouvir os céus
Esta é apenas a parte central do super radiotelescópio que pretende encontrar sinais de ETs e de matéria escura. [Imagem: Xilos Studios]
SKA
Com tanta mania de grandeza, o SKA ("Square Kilometre Array") promete tornar-se o maior radiotelescópio do mundo.
Mas, ao contrário dos anteriores, ele ainda está na fase de projeto, e não se espera que se torne realidade antes de 2020.
O núcleo central do radiotelescópio ocupará uma área de um milhão de metros quadrados, mas conterá apenas 20% da área de coleta de informações.
Núcleos menores, cada um com 28 antenas, se espalharão a partir desse centro.
Os núcleos mais externos, formando um conjunto de 5 braços espiralados, estarão a 3.000 quilômetros do centro.
Seus objetivos? A busca por planetas semelhantes à Terra e potenciais sinais de vida extraterrestre, a descoberta dos primeiros objetos que se formaram no Universo, testar as teorias da gravidade e analisar os mistérios da energia escura.